RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Um diálogo entre a formação integral e a educação infantil: aproximações e distanciamentos

Mostrar registro simples

Autor Barros, Eva Rodrigues Lopes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2302160993924413;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Um diálogo entre a formação integral e a educação infantil: aproximações e distanciamentos;
Resumo A presente dissertação tem o objetivo de abordar um diálogo entre a Formação Integral e a Educação Infantil: aproximações e distanciamentos, tendo como objetivo: compreender as concepções pedagógicas de gestores e docentes envolvidos na Educação Infantil e sua relação com os princípios pedagógicos e a integralidade da formação de crianças de zero a cinco anos. A fundamentação teórica desta pesquisa baseia-se em autores que dialogam sobre a concepção de Educação Infantil, infância, e a compreensão do cuidar e do educar, com ações que beneficiam o seu pleno desenvolvimento. Aborda o papel da gestão nos processos de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil e a gestão como articuladora entre os aspectos físicos, materiais e humanos, a consolidação da função social da escola, compreendida como espaço de socialização e humanização. Versa sobre a Educação Integral e a Formação Integral como garantia do desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, a coleta de dados aconteceu através de entrevista semiestruturada com os gestores, seguido de questionário com docentes e análise documental, constituída pelo estudo dos documentos da REJ e documentos nacionais. A pesquisa foi realizada em três colégios da Rede Jesuíta de Educação, nas três regiões do estado brasileiro em que a rede jesuíta atua. A partir dos resultados alcançados, sobre as concepções de Educação Infantil, crianças e infância, na relação com a BNCC, e a pedagogia inaciana, ficou demonstrado que os participantes da pesquisa compreendem a importância dessa etapa de ensino, uma vez que apresentaram conhecimento com relação à necessidade e benefício da Educação Integral para a formação humana. Eles também demostram ter compreensão de que os espaços são fundamentais para o desenvolvimento da prática na perspectiva da formação integral, embora haja uma clara distinção entre a compreensão dos gestores (coletada nas entrevistas) e dos docentes (recolhidas por meio dos questionários) com relação às concepções de infâncias e à importância do lúdico nessa fase da vida. Como proposta de intervenção, elaborou-se indicativos pedagógicos para a Educação Infantil, com enfoque na BNCC, infância e o brincar, como oportunidades de uma educação para a integralidade e a formação humanista. Conclui-se, portanto, que é necessário o desenvolvimento de formações voltadas para o fomento de atividades lúdicas, para promover o desenvolvimento infantil, e sobre o papel da Educação Infantil para a infância, favorecendo a aprendizagem da criança em todas as suas dimensões.;
Abstract This study aims to focus on a dialogue between Integral Formation and kindergarten: approximations and distances aiming to understand the pedagogical conceptions of managers and teachers involved in Kindergarten and its relation with the pedagogical principles and the integrality of the children from zero to five years old. The theoretical foundation of this research is based on authors that dialogue about the conceptions of Kindergarten, childhood and the understanding on caring and educating with actions that benefit their full development. It deals with the role of the management in the teaching and learning processes and the management as the articulator among the physical, material and human aspects, the consolidation of the social role of the school, better understood as a socialization and humanization environment. It discusses integral education and formation as a guarantee for the human development in all their dimensions. It is a methodological research with a qualitative approach whose data collection was through a semi-structured interview with the managers, followed by a questionnaire with the teachers and a document analysis, constituted by the study of the documents from the Jesuit Education Network and national documents. The research was carried out in three schools from the Jesuit Education Network in the three regions of Brazil where the Jesuit Networks is. From the results got in this research on the conceptions of Kindergarten, child and childhood, the BNCC relationship and the Ignatian Pedagogy, it was shown that the research participants aired knowledge related to the need and benefits of the Integral Education for the human being formation. They also showed to understand that the environment is essential for the development of the practice in the Integral Formation outlook, although there is a clear distinction between the understanding of the management (collected through the interviews) and the teachers (got from the questionnaires) regarding the conception of childhood and the importance of playful activities in this phase of life. As an intervention proposal, it was made pedagogical indications for kindergarten with focus on BNCC, childhood and play as opportunities of an integral education and the humanist formation. It can be concluded that the development of formation which focus on the use of playful activities is important to promote the children development and on the role of Kindergarten for childhood, favoring the children learning in all their dimensions.;
Palavras-chave Formação Integral; Educação Infantil; Concepções pedagógicas; Pedagogia Inaciana; Infância e gestão; Integral formation; Kindergarten; Pedagogical conceptions; Ignatian pedagogy; Childhood and management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-03-25;
Agência de fomento RJE- Rede Jesuíta de Educação;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9183;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística