Abstract:
A presente dissertação tem o objetivo de abordar um diálogo entre a Formação Integral e a Educação Infantil: aproximações e distanciamentos, tendo como objetivo: compreender as concepções pedagógicas de gestores e docentes envolvidos na Educação Infantil e sua relação com os princípios pedagógicos e a integralidade da formação de crianças de zero a cinco anos. A fundamentação teórica desta pesquisa baseia-se em autores que dialogam sobre a concepção de Educação Infantil, infância, e a compreensão do cuidar e do educar, com ações que beneficiam o seu pleno desenvolvimento. Aborda o papel da gestão nos processos de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil e a gestão como articuladora entre os aspectos físicos, materiais e humanos, a consolidação da função social da escola, compreendida como espaço de socialização e humanização. Versa sobre a Educação Integral e a Formação Integral como garantia do desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, a coleta de dados aconteceu através de entrevista semiestruturada com os gestores, seguido de questionário com docentes e análise documental, constituída pelo estudo dos documentos da REJ e documentos nacionais. A pesquisa foi realizada em três colégios da Rede Jesuíta de Educação, nas três regiões do estado brasileiro em que a rede jesuíta atua. A partir dos resultados alcançados, sobre as concepções de Educação Infantil, crianças e infância, na relação com a BNCC, e a pedagogia inaciana, ficou demonstrado que os participantes da pesquisa compreendem a importância dessa etapa de ensino, uma vez que apresentaram conhecimento com relação à necessidade e benefício da Educação Integral para a formação humana. Eles também demostram ter compreensão de que os espaços são fundamentais para o desenvolvimento da prática na perspectiva da formação integral, embora haja uma clara distinção entre a compreensão dos gestores (coletada nas entrevistas) e dos docentes (recolhidas por meio dos questionários) com relação às concepções de infâncias e à importância do lúdico nessa fase da vida. Como proposta de intervenção, elaborou-se indicativos pedagógicos para a Educação Infantil, com enfoque na BNCC, infância e o brincar, como oportunidades de uma educação para a integralidade e a formação humanista. Conclui-se, portanto, que é necessário o desenvolvimento de formações voltadas para o fomento de atividades lúdicas, para promover o desenvolvimento infantil, e sobre o papel da Educação Infantil para a infância, favorecendo a aprendizagem da criança em todas as suas dimensões.