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O Universidade Sem Fronteiras: análise de uma política pública a partir da Teoria do Programa

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metadataTrad.dc.contributor.author Melo Junior, Aroldo Messias de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3425324573936051;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Gaiger, Luiz Inácio Germany;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7899986884362210;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O Universidade Sem Fronteiras: análise de uma política pública a partir da Teoria do Programa;
metadataTrad.dc.description.resumo No presente estudo analisou-se a elaboração e implementação de um programa estadual de fomento à extensão universitária, o Programa Universidade Sem Fronteiras – USF, examinando sua estrutura interna do ponto de vista das relações lógicas entre seus objetivos, programas e meios despendidos. O USF teve o propósito de descentralizar o desenvolvimento econômico e social, em função da necessidade de reduzir as desigualdades sociais apresentadas no estado, sendo suas ações executadas mediante projetos de extensão universitária. A análise teve suporte na metodologia do Modelo Lógico, parte da Teoria do Programa, um mecanismo analítico proposto como auxiliar para a elaboração de políticas públicas, nos aspectos relativos à avaliação, análise de informações ou no diagnóstico dos resultados. Os dados foram levantados em consulta documental e em entrevistas com agentes envolvidos no USF desde sua proposição até o momento atual. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que o USF apoiou e fomentou aproximadamente 1000 projetos, promovendo a movimentação de 8.500 estudantes de graduação e chegando com suas ações a aproximadamente 85% (360 dos 399) munícipios do Estado do Paraná. Indicaram, porém que, apesar do USF ser caracterizado como uma política pública, apresentou limitações na sua capacidade de interferência de forma profunda e assertiva na realidade social do Paraná. Um dos aspectos críticos observados durante as análises, à luz da Teoria do Programa, foi a inexistência da construção de indicadores específicos para avaliação das ações efetuadas pelo USF.;
metadataTrad.dc.description.abstract In the present study was analyzed the elaboration and implementation of a state program to promote university extension, the Universidade Sem Fronteiras Program - USF, examining its internal structure from the point of view of the logical relationships between its objectives, programs and means spent. The USF had the purpose of decentralizing economic and social development, due to the need to reduce social inequalities presented in the state, its actions were carried out through university extension projects. The analysis was supported by the Logical Model methodology, part of the Program Theory, an analytical mechanism proposed as an aid to the elaboration of public policies, in aspects related to the evaluation, analysis of information or in the diagnosis of the results. The data were collected in documentary consultation and in interviews with agents involved in the USF since its proposal to the present moment. The results obtained in the research showed that the USF supported and promoted approximately 1000 projects, endorsing the movement of 8.500 undergraduate students and reaching approximately 85% (360 of the 399) municipalities in the State of Paraná with its actions. However, the data indicated that despite the USF being characterized as a public policy, it presented limitations in its ability to interfere in a profound and assertive way the social reality of Paraná. One of the critical aspects observed during the analyses, in the light of the Program Theory, was the lack of construction of specific indicators to evaluate the actions carried out by the USF.;
metadataTrad.dc.subject Políticas Públicas; Educação Superior.; Desigualdades Sociais; Extensão Universitária; Public Policies; Higher education; Social inequality; University Extension;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-05-19;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9182;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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