Autor |
Cardoso, Adriana Ferreira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7952057749628920; |
Orientador |
Locatelli, Ederson Luiz; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0270848871768233; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Um professor para o seu tempo: o docente que planeja a educação no contexto híbrido e multimodal; |
Resumo |
Este estudo tem a finalidade de pesquisar como os saberes docentes podem ser articulados na produção de conteúdo didático por professores conteudistas, em uma empresa desenvolvedora de conteúdo, considerando os contextos híbridos e multimodais. A abordagem é qualitativa, caraterizada pela estratégia metodológica de estudo de caso. O instrumento para o levantamento de dados foi a análise documental. A análise dos dados foi pautada na articulação dos saberes pedagógicos em um contexto de sociedade em rede, considerando a reconfiguração dos tempos e espaços da aprendizagem e em contextos híbridos e multimodais. A investigação foi feita a partir de Unidades de Aprendizagens (módulos digitais de conteúdo didático). A partir dos dados, foi evidenciado que o docente, no papel de professor conteudista, ressignifica sua atuação a partir de seus valores e história de vida. Além disso, o hibridismo exige do docente uma postura reflexiva em relação a sua formação e a sua prática cotidiana, gerando crescimento a partir da experiência. Por fim, a pesquisa revelou que o documento estudado, a Unidade de Aprendizagem da empresa desenvolvedora de conteúdo, pelo viés do híbrido e do multimodal, contemplam muitos aspectos citados pelos teóricos estudados e também há margem de melhorias, principalmente no tange: a) à cooperação e colaboração tanto do professor conteudista, quanto do aluno, no resultado didático da unidade. b) à utilização de sistemas adaptativos de aprendizagem. c) a explorar de forma mais completa as possibilidades de interação e hipertexto.; |
Abstract |
This study aims to investigate how teaching knowledge can be articulated in the production of didactic content by content teachers, in a content development company, considering hybrid and multimodal contexts. The approach is qualitative, characterized by the methodological strategy of the case study. The instrument for data collection was document analysis. Data analysis was based on the articulation of pedagogical knowledge in a context of network society, considering the reconfiguration of learning times and spaces and in hybrid and multimodal contexts. The investigation was carried out from Learning Units (digital didactic content modules). From the data, it was evidenced that the teacher, in the role of content teacher, resignifies his performance based on his values and life history. In addition, hybridism requires a reflective attitude from the teacher in relation to their training and their daily practice, generating growth based on experience. Finally, the research revealed that the document studied, the Learning Units of the content development company, due to the hybrid and multimodal bias, contemplate many aspects mentioned by the studied theorists and there is also room for improvement, mainly in terms of: cooperation and collaboration of both the content teacher and the student in the didactic result of the unit. b) the use of adaptive learning systems. c) to explore more fully the possibilities of interaction and hypertext.; |
Palavras-chave |
Saber docente; Hibridismo; Multimodalidade; Teaching knowledge; Hybridism; Multimodality; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-09-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9109; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |