Resumo:
Este estudo tem a finalidade de pesquisar como os saberes docentes podem ser articulados na produção de conteúdo didático por professores conteudistas, em uma empresa desenvolvedora de conteúdo, considerando os contextos híbridos e multimodais. A abordagem é qualitativa, caraterizada pela estratégia metodológica de estudo de caso. O instrumento para o levantamento de dados foi a análise documental. A análise dos dados foi pautada na articulação dos saberes pedagógicos em um contexto de sociedade em rede, considerando a reconfiguração dos tempos e espaços da aprendizagem e em contextos híbridos e multimodais. A investigação foi feita a partir de Unidades de Aprendizagens (módulos digitais de conteúdo didático). A partir dos dados, foi evidenciado que o docente, no papel de professor conteudista, ressignifica sua atuação a partir de seus valores e história de vida. Além disso, o hibridismo exige do docente uma postura reflexiva em relação a sua formação e a sua prática cotidiana, gerando crescimento a partir da experiência. Por fim, a pesquisa revelou que o documento estudado, a Unidade de Aprendizagem da empresa desenvolvedora de conteúdo, pelo viés do híbrido e do multimodal, contemplam muitos aspectos citados pelos teóricos estudados e também há margem de melhorias, principalmente no tange: a) à cooperação e colaboração tanto do professor conteudista, quanto do aluno, no resultado didático da unidade. b) à utilização de sistemas adaptativos de aprendizagem. c) a explorar de forma mais completa as possibilidades de interação e hipertexto.