RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Internacionalizando a rede federal de educação profissional: um estudo substantivo.

Mostrar registro simples

Autor Souza, Claudia Schiedeck Soares de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4421896842721862;
Orientador Streck, Danilo Romeu;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2250864123409266;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Internacionalizando a rede federal de educação profissional: um estudo substantivo.;
Resumo Esse estudo teve como objetivo principal analisar se existia um modelo para a internacionalização dos Institutos Federais, a partir da instituição do Programa Ciência sem Fronteiras pelo governo federal em 2011. Entre os objetivos específicos estiveram analisar a dinâmica do processo, incluindo atores centrais e periféricos, as convergências e divergências nas percepções dos gestores, os pressupostos que balizam a internacionalização nas instituições, bem como delimitar quais as ações passadas e presentes podem tê-lo influenciado e qual suas estratégias futuras. A ausência de pesquisas sobre o tema apontou para a Análise Situacional, desdobramento da Teoria Fundamentada nos Dados, como ferramenta metodológica a ser utilizada na pesquisa. Para a produção dos dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com quatorze sujeitos, todos eles, de alguma forma, vinculados com o início da constituição dos Institutos Federais e com as primeiras atividades internacionais dos mesmos. Os resultados apontam para a relevância das primeiras experiências internacionais destas instituições, em especial o Programa Mulheres Mil e o Programa Ciência sem Fronteiras, como referências na construção de uma política de internacionalização. Além disto, as estratégias, os múltiplos parceiros e acordos de cooperação educacional, priorizando a mobilidade, sinalizam o desenvolvimento de um modelo clássico de internacionalização. Os traços distintivos desse processo emergem das falas dos entrevistados e constituem uma identidade única para estas instituições, baseada na diversidade, na resistência e na oportunidade. Estas características se relacionam diretamente com a percepção de que os Institutos Federais se associam a seus parceiros internacionais através da cooperação, do compartilhamento de experiências, do respeito institucional, aprendendo com eles e ensinando para eles. Se a feição moderna das sociedades está inserida na compreensão de que um grupo minoritário se articula em torno de uma pretensa hegemonia, os Institutos Federais exercitam, ao construir sua política de internacionalização, sua compreensão de respeito às diferentes culturas e, assim, consolidam sua institucionalidade tão recente.;
Abstract The Brazilian Federal Network of Vocational Education was created in 2008 to offer free education to the regions of the country that had no access to higher education and technical education. In 2011, the Ministry of Education instituted the Science Without Borders Program, establishing new challenges for the Federal Institutes. The international context has been marked in recent decades by the rapid growth of Higher Education, perceived by the middle class as a reasonable possibility of social mobility. The main goal of this research is to analyze if there was a model for the internationalization of the Federal Institutes. Specific objectives were to analyze the dynamics of the process, including central and peripheral actors, convergences and divergences in the managers' perceptions, the assumptions that mark the internationalization in the institutions, as well as to delimit what past and present actions may have influenced it and future strategies. The lack of research on the subject pointed to the Situational Analysis, unfolding of the Grounded Theory, as a methodological tool to be used in the study. For data collection, fourteen semi-structured interviews were done, and the interviewed were somehow linked to the beginning of the constitution of the Federal Institutes and their first international activities. The results point to the relevance of these first international experiences of these institutions, notably the Thousand Women Program and the Science without Borders Program, as references in the construction of their internationalization policy. Besides, strategies, multiple partners, and educational cooperation agreements, prioritizing mobility, signal the development of a classic model of internationalization. The distinctive features of this process emerge from the interviewees' speeches and constitute a unique identity for these institutions, based on diversity, resilience, and opportunity. These characteristics are directly related to the perception that the Federal Institutes are associating themselves with their international partners through cooperation, sharing of experiences, institutional respect, learning from, and teaching to them.;
Palavras-chave Educação Profissional; Institutos Federais; Internacionalização; Análise Situacional; Professional Education; Federal Institutes; Internationalization; Situational Analysis;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-07-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9032;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística