Mostrar registro simples

Autor Dallo, Janaína Cunha Barbosa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4094368146310658;
Orientador Streck, Danilo Romeu;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2250864123409266;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A alimentação segundo a leitura das crianças;
Resumo A presente dissertação analisa a leitura de mundo proposta por Paulo Freire, relacionada à leitura que as crianças fazem sobre a alimentação. Apresenta discussões sobre alimentação, uma vez que a criança lê o mundo ao seu redor e tem considerações a fazer acerca de suas escolhas alimentares, motivadas muitas vezes pelas possibilidades do contexto em que vivem. Para tanto, o estudo tem como objetivo geral analisar como as crianças de 7 e 8 anos “leem” o mundo no que diz respeito a suas escolhas alimentares, direcionada pelo problema: Que leitura de mundo da alimentação crianças de 7 e 8 anos de idade na escola pública Paulo Freire no município de Imperatriz-MA fazem a respeito da alimentação? O desenvolvimento do caminho investigativo se deu a partir da inspiração na pesquisa participante, com análise da produção de dados pela análise conteúdo baseada em Bardin (2012), com procedimento metodológico com rodas de conversa. A pesquisa foi realizada com 8 crianças de 7 e 8 anos da Escola Municipal Paulo Freire na cidade de Imperatriz-MA, do 2º ano do ensino fundamental das séries iniciais. Foi realizada também 1 roda de conversa com 3 merendeiras. Foram traçados como objetivos específicos: Compreender como se dão a escolhas alimentares de crianças de 7 e 8 anos da escola municipal Paulo Freire do Imperatriz- MA; Discutir sobre leitura e leitura de mundo da alimentação que fazem as crianças de 7 e 8 anos da escola Municipal Paulo Freire de Imperatriz- MA no que se refere-se à alimentação; Contribuir para uma educação alimentar adequada do ponto de vista nutricional. Na análise de dados foi possível perceber que as escolhas das crianças são fortemente motivadas pelas possibilidades que lhe são ofertadas pelo contexto em que estão inseridas. As leituras delas estão envolvidas em práticas cotidianas em casa, na escola, com os familiares de maneira geral. E há também a leitura apenas no “olhar”, aquilo que elas ainda não alcançam, opções que não foram oportunizadas.;
Abstract This dissertation analyzes the world reading proposed by Paulo Freire, related to the reading that the children do about the feeding. It presents discussion about feeding, since the child reads the world around her and she has considerations to do about her food choices, motivated many times by the possibilities of the context where they live. For this, the general objective of this study is to analyze how the children aged 7 and 8 years “read” the world regarding the their food choices, directed by the problem: Which world reading of feeding the children aged 7 and 8 years do about the feeding at the Paulo Freire Public School in the municipality of Impetriz-MA? The development of the investigative path was given from the inspiration in the participate research, with analysis of the data production by the content analysis on Bardin (2012), with methodological procedures with a set of conversations. The research was carried out with 8 children aged 7 and 8 years from Paulo Freire Municipal School in the city of Imperatriz- MA, from 2nd grade of the elementary school of the initial series. A set of conversations was held also with 3 school meal servers. The following specific objectives were drawn: To understand the food choices of children aged 7 and 8 years from Paulo Freire Municipal school from Imperatriz- MA; To discuss about reading and world reading of the feeding that make the children aged 7 and 8 years from Paulo Freire Municipal school from Imperatriz-MA regarding the feeding; To contribute to the adequate feeding education from the nutritional point of view. In the analysis of data was possible to realize that the choices of the children are strongly motivated by the possibilities that are offered for them by the context where they are inserted. Their readings are involved in daily practices in home, in school, with the family in a general way. And there is also the reading only “at the look”, something which they even do not reach, options that were not offered;
Palavras-chave Leitura de mundo; Alimentação; Crianças; World reading; Feeding; Children;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-08-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9028;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística