Resumo:
A presente dissertação analisa a leitura de mundo proposta por Paulo Freire, relacionada à leitura que as crianças fazem sobre a alimentação. Apresenta discussões sobre alimentação, uma vez que a criança lê o mundo ao seu redor e tem considerações a fazer acerca de suas escolhas alimentares, motivadas muitas vezes pelas possibilidades do contexto em que vivem. Para tanto, o estudo tem como objetivo geral analisar como as crianças de 7 e 8 anos “leem” o mundo no que diz respeito a suas escolhas alimentares, direcionada pelo problema: Que leitura de mundo da alimentação crianças de 7 e 8 anos de idade na escola pública Paulo Freire no município de Imperatriz-MA fazem a respeito da alimentação? O desenvolvimento do caminho investigativo se deu a partir da inspiração na pesquisa participante, com análise da produção de dados pela análise conteúdo baseada em Bardin (2012), com procedimento metodológico com rodas de conversa. A pesquisa foi realizada com 8 crianças de 7 e 8 anos da Escola Municipal Paulo Freire na cidade de Imperatriz-MA, do 2º ano do ensino fundamental das séries iniciais. Foi realizada também 1 roda de conversa com 3 merendeiras. Foram traçados como objetivos específicos: Compreender como se dão a escolhas alimentares de crianças de 7 e 8 anos da escola municipal Paulo Freire do Imperatriz- MA; Discutir sobre leitura e leitura de mundo da alimentação que fazem as crianças de 7 e 8 anos da escola Municipal Paulo Freire de Imperatriz- MA no que se refere-se à alimentação; Contribuir para uma educação alimentar adequada do ponto de vista nutricional. Na análise de dados foi possível perceber que as escolhas das crianças são fortemente motivadas pelas possibilidades que lhe são ofertadas pelo contexto em que estão inseridas. As leituras delas estão envolvidas em práticas cotidianas em casa, na escola, com os familiares de maneira geral. E há também a leitura apenas no “olhar”, aquilo que elas ainda não alcançam, opções que não foram oportunizadas.