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Desafios e possibilidades da Gestão Participativa em escolas privadas de Ensino Básico

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Autor Peres, Camila Cupes Biazetto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1651758563643992;
Orientador Corrêa, Flávia Obino;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Desafios e possibilidades da Gestão Participativa em escolas privadas de Ensino Básico;
Resumo A escola, como unidade básica e espaço de realização de objetivos e metas do sistema educativo, encontra-se hoje como centro da atenção da sociedade, constituindo-se de grande valor estratégico para o desenvolvimento do país. Tal situação se torna um grande desafio, com esforço especial para os diretores escolares, exigindo-lhes atenção, conhecimentos, habilidades e atitudes, que resultam na necessidade de competências para a tomada de decisões participativas e justas. Esta pesquisa tem como enfoque o estudo do modelo de gestão participativa, no ensino básico privado, analisando seus desafios e suas possibilidades. Foi desenvolvido com os seguintes objetivos: analisar o perfil dos diretores das escolas pesquisadas, em seu ambiente de trabalho; refletir sobre o papel do diretor escolar, frente ao contexto educativo atual, econômico, social e político; identificar os desafios e as possibilidades da atividade de trabalho do diretor escolar, para a construção de uma gestão participativa, numa rede privada; e, com base nessas informações, propor a criação de um fórum online participativo. Em termos teóricos, foi necessário estudar as diferentes propostas organizacionais, as práticas da gestão educacional e os conceitos que diferenciam a gestão democrática da gestão participativa. Os principais autores que contribuíram como bases teóricas para pesquisa são: Lück, Costa, Ellström e Lima. Trata-se de um estudo de caso envolvendo três escolas da rede privada, identificadas como escolas A, B e C. Os dados foram analisados e tratados como um coletivo e não individualmente, embora que a pequisadora considere que cada escola é únicaa, em seu contexto cultural e social. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevista, com os diretores dos colégios; questionário aplicado via Google Drive com os docentes do ensino fundamental II e médio; análise de documentos; e observações, com registro em diário de bordo. Os dados coletados foram analisados de maneira qualitativa e quantitativa, e apontaram que a rede em estudo possui traços de uso da gestão participativa, em sua organização; entretanto, ainda é necessário apronfundar mais os seus procedimentos, em relação a essa dessa maneira de gestar. Em suma, para que haja um maior fortalecimento dessa visão participativa, nessa rede de ensino privado, é necessário um olhar cada vez mais atento, por parte dos diretores escolares, que possa ajudar as instituições a se distanciarem de ações que engessem o processo de participação.;
Abstract The school, as a basic unit and space for the achievement of objectives and goals of the education system, is nowadays the center of society's attention, being of great strategic value for the country's development. Such a situation becomes a major challenge, with special efforts for school principals, requiring attention, knowledge, skills and attitudes that result in the need for participatory and fair decision-making skills. This research focuses on the study of the participatory management model in private primary education, analyzing its challenges and its possibilities. It was developed with the following objectives: to analyze the profile of the principals of the researched schools, in their work environment; reflect on the role of the school principal in the current educational, economic, social and political context; identify the challenges and possibilities of the school principal's work activity for the construction of participatory management in a private network; and, based on this information, propose the creation of a partipatory online forum. In theoretical terms, it was necessary to study the different organizational proposals, the practices of educational management and the concepts that differentiate democratic management from participatory management. The main authors who contributed as theoretical bases for research are: Lück, Costa, Ellström and Lima. This is a case study involving three private schools, identified as schools A, B and C. The data were analyzed and treated as a collective and not individually, although the researcher considers that each school is unique in its cultural and social context. The following methodological procedures were used: interview, with the principals of the schools; questionnaire applied via Google Drive with elementary and high school teachers; document Analysis; and observations, recorded in logbook. The collected data were analyzed qualitatively and quantitatively, and pointed out that the network under study has traces of the use of participatory management in its organization; however, it is still necessary to deepen its procedures in relation to this way of gestating. The following methodological procedures were used: interview, with the principals of the schools; questionnaire applied via Google Drive with elementary and high school teachers; document Analysis; and observations, recorded in logbook. The collected data were analyzed qualitatively and quantitatively, and pointed out that the network under study has traces of the use of participatory management in its organization; however, it is still necessary to deepen its procedures in relation to this way of gestating. In short, in order to further strengthen this participatory vision in this private education network, a more attentive look on the part of school principals is needed to help institutions move away from actions that hinder the participation process.;
Palavras-chave Gestão Escolar; Políticas; Sistemas e Organizações Educacionais; School Management; Educational Policies; Systems and Organizations; Participatory Management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-05-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8982;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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