Resumo:
A escola, como unidade básica e espaço de realização de objetivos e metas do sistema educativo, encontra-se hoje como centro da atenção da sociedade, constituindo-se de grande valor estratégico para o desenvolvimento do país. Tal situação se torna um grande desafio, com esforço especial para os diretores escolares, exigindo-lhes atenção, conhecimentos, habilidades e atitudes, que resultam na necessidade de competências para a tomada de decisões participativas e justas. Esta pesquisa tem como enfoque o estudo do modelo de gestão participativa, no ensino básico privado, analisando seus desafios e suas possibilidades. Foi desenvolvido com os seguintes objetivos: analisar o perfil dos diretores das escolas pesquisadas, em seu ambiente de trabalho; refletir sobre o papel do diretor escolar, frente ao contexto educativo atual, econômico, social e político; identificar os desafios e as possibilidades da atividade de trabalho do diretor escolar, para a construção de uma gestão participativa, numa rede privada; e, com base nessas informações, propor a criação de um fórum online participativo. Em termos teóricos, foi necessário estudar as diferentes propostas organizacionais, as práticas da gestão educacional e os conceitos que diferenciam a gestão democrática da gestão participativa. Os principais autores que contribuíram como bases teóricas para pesquisa são: Lück, Costa, Ellström e Lima. Trata-se de um estudo de caso envolvendo três escolas da rede privada, identificadas como escolas A, B e C. Os dados foram analisados e tratados como um coletivo e não individualmente, embora que a pequisadora considere que cada escola é únicaa, em seu contexto cultural e social. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevista, com os diretores dos colégios; questionário aplicado via Google Drive com os docentes do ensino fundamental II e médio; análise de documentos; e observações, com registro em diário de bordo. Os dados coletados foram analisados de maneira qualitativa e quantitativa, e apontaram que a rede em estudo possui traços de uso da gestão participativa, em sua organização; entretanto, ainda é necessário apronfundar mais os seus procedimentos, em relação a essa dessa maneira de gestar. Em suma, para que haja um maior fortalecimento dessa visão participativa, nessa rede de ensino privado, é necessário um olhar cada vez mais atento, por parte dos diretores escolares, que possa ajudar as instituições a se distanciarem de ações que engessem o processo de participação.