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Pensamento e infância: práticas da educação infantil em tempos de interesse

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Autor Venturini, Gabriela;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0936465447014052;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Pensamento e infância: práticas da educação infantil em tempos de interesse;
Resumo Esta dissertação objetiva analisar como o conceito de pensamento é descrito nos três principais documentos que regem a Educação Infantil brasileira no presente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2010 e Base Nacional Comum Curricular/2018) e quais suas implicações para a relação entre infância e pensamento. Para tanto, parte-se de uma perspectiva da filosofia, dos estudos da diferença, para examinar as práticas discursivas que circulam nesses documentos e que implicam em modos de como fazer educação, em escolas de Educação Infantil, quando se enfoca o conceito de pensamento atravessado pelo discurso do interesse no contemporâneo. Além dos conceitos de pensamento e de interesse, os quais norteiam toda a pesquisa, outros também foram trabalhados neste estudo, tais como: educação infantil, crianças, infâncias, tempo, ócio e experiência. Para o embasamento da dissertação, foram utilizados os estudos de Foucault, López, Kohan, Larrosa, Saballa, Dornelles, Bujes, Horn, Corazza, Ribeiro, entre outros. Produziram-se, dessa forma, análises mapeadas pela datação dos documentos a fim de observar as regularidades e deslocamentos nas relações entre infância e pensamento quando fortemente atravessadas pelo discurso do interesse, conforme apontado a partir do exame desses textos. Com base nesse movimento analítico e com inspiração na análise do discurso foucaultiana, observou-se uma força das práticas discursivas acerca dos interesses das crianças como o outro do pensamento quando tomado dentro de uma perspectiva filosófica da diferença. Desse modo, constatou-se que tais documentos marcaram a garantia de direitos de eminente importância para as crianças, como o direito à aprendizagem, à ampliação do repertório cultural e à liberdade de pensamento. Entretanto, também se verificou que tais materiais, implantados em meio a muitas lutas políticas, operam o pensamento como resolução de problemas a partir de uma lógica da recognição, com uma lógica neoliberal do interesse que vai cada vez mais se deslocando para um interesse individual do sujeito empreendedor de si e de uma sociedade do desempenho, com foco no registro da produção das crianças, produzindo, assim, modos de se relacionarem com o pensamento neste espaço que é a escola de Educação Infantil. Com isso, buscou-se pensar um respiro em meio às brechas encontradas, não para denunciar, mas para tomar a potência do pensamento em escolas de Educação Infantil quando atravessadas pela necessidade do tempo do ócio e da experiência do pensamento.;
Abstract This thesis aims to analyze how the concept of thought is described in the three main documents that govern Brazilian Early Child Education in the present (National Education Guidelines and Framework Law/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996, National Curricular Guidelines for Early Childhood Education/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2010, and Common National Curricular Basis/2018 – Base Nacional Comum Curricular/2018) and what its implications for the relation between childhood and thought. Therefore, it is based on a perspective of philosophy, on the study of difference, to examine the discursive practices that circulate in these documents and that imply in ways of doing education, in schools of Early Childhood Education, when focusing the concept of crossed thinking by discourse of interest in the contemporary. In addition to the concepts of thought and interest, which guide all research, others have also been studied in this research, such as: child education, children, childhood, time, leisure and experience. The theoretical basis used were the studies of Foucault, López, Kohan, Larrosa, Saballa, Dornelles, Bujes, Horn, Corazza, Ribeiro, among others. Thus, analyzes were mapped by the dating of the documents in order to observe the regularities and displacements in the relations between childhood and thought when strongly crossed by the discourse of interest, as pointed out from the examination of these texts. Based on this analytical movement and with inspiration in the Foucauldian discourse analysis, was observed a force of discursive practices about the interests of children as the other one of the thought when taken within a philosophical perspective of the difference. Therefore, it was found that such documents marked the guarantee of rights of imminent importance for children, such as the right to learn, the expansion of cultural repertoire and freedom of thought. However, it has also been found that such materials, implanted in the midst of many political struggles, operate thinking as problem solving from a logic of recognition, with a neoliberal logic of interest that is increasingly shifting to an individual interest of the an entrepreneurial subject of self and a society of performance, focused on the recording of children's production, producing ways of relating to the thought in this space that is the school of Early Childhood Education. With this, was aimed to think of a break in the midst of the breaches found, not to denounce, but to take the power of thought in pre-school schools when crossed by the need of the leisure-time and the experience of thought.;
Palavras-chave Pensamento; Infância; Interesse; Educação Infantil; Tempo do ócio; Thought; Childhood; Interest; Early; Childhood Education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-06-12;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8943;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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