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Trajetórias de enfermeiros e experiências docentes na Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, polo de Augustinópolis

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Autor Gomes, Cristiana Maria de Araújo Soares;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5896903086995489;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Trajetórias de enfermeiros e experiências docentes na Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, polo de Augustinópolis;
Resumo A presente dissertação analisa as trajetórias e experiências dos enfermeiros docentes na Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS. Teve como finalidade construir uma compreensão de como os enfermeiros professores, que compõem o quadro docente do curso de Enfermagem dessa instituição, vêm se tornando docentes. Também visa a entender: como e por que eles permaneceram atuando na docência; como vêm construindo suas trajetórias e experiências docentes; e como se deu a inserção profissional. O trabalho identifica os processos formativos e as aprendizagens nas trajetórias dos docentes, bem como as políticas de formação inicial e continuada, além de abordar as contribuições e as lacunas atinentes à docência nesse contexto. Também contextualiza a instituição e os sujeitos da pesquisa, além de apresentar conceitos sobre formação do professor, identidade profissional, políticas de formação em Enfermagem, trajetórias e experiências docentes. Os autores mais utilizados são: Pimenta, (2000), Dubar, (2005), Tardif, (2012), Masetto, (2012), Pinhel e Kurcgant, (2007), Rodrigues e Mendes Sobrinho (2006), Cunha, (2010), Soares e Cunha (2010) e Veiga (2002). A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo descritiva. Como técnica de produção de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, com apoio de um roteiro de perguntas abertas; e um questionário. Esses dados foram submetidos à análise de conteúdo. Percebeu-se, através dos resultados, que a maioria dos entrevistados são mulheres formadas há menos de dez anos. Além disso, prevalece o mestrado como escolaridade da maioria dos participantes, cuja vida foi marcada por muitos momentos de desafios. As experiências na condição de acadêmicos os motivaram a ingressar em programas de pós-graduação stricto e lato sensu. Nesse âmbito, todos compreendem de maneira similar a necessidade de qualificação para uma boa prática educativa; recebem formação continuada didático-pedagógica; relatam que não foi fácil o início da carreira docente; e descrevem os diversos aprendizados com a prática da docência, destacando especialmente o aprender a “ser professor”. De modo geral, a presente pesquisa indica que as qualificações necessárias à docência são perpassadas por conhecimentos científicos, técnicos e sociais.;
Abstract This dissertation analyzes the trajectories and experiences of nurse teachers from the State University of Tocantins - UNITINS. The purpose of this study was to build an understanding of how teaching nurses, who compose the teaching staff of the referred course of this institution, have become teachers. It also seeks to understand: how and why they have continued to work as teachers; how nurse teachers of this institution have been building their trajectories; and how their professional insertion occurred. The research identifies learning processes in their trajectories, and policies regarding initial and continuing training, as well as teaching contributions and gaps. In addition, the study contextualizes the institution and the subjects of the research. It presents concepts about teacher education, professional identity, nursing education policies, trajectories and teaching experiences. The most referred authors are: Pimenta, (2000), Dubar, (2005), Tardif, (2012), Masetto, (2012), Pinhel and Kurcgant, (2007), Rodrigues and Mendes Sobrinho (2006), Cunha, (2010), Soares and Cunha (2010), and Veiga (2002). The research was characterized as qualitative and descriptive. As a data-producing technique, semi-structured interviews were used, supported by a script of open questions and a questionnaire. These data were submitted to content analysis. It can be seen from the results that most respondents are women, who graduated less than 10 years ago. Moreover, the master's degree prevails as their highest education level, and their lives were marked by many moments of challenge. Academic experiences motivated them to enter stricto and lato sensu graduate programs. In this context, they all understand in a similar way the need for qualification for a good educational practice; they receive continuous didactic-pedagogical training; they report that the beginning of their teaching career was not easy; and they describe their different apprenticeships from teaching practices, especially emphasizing the process of learning to "be a teacher". In general, the present research specifies that teacher qualifications are pervaded by scientific, technical, and social knowledge.;
Palavras-chave Enfermeiros docentes; Trajetórias de formação; Aprendizagens docentes; Nurse teachers; Training trajectories; Teaching learning;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-06-14;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8924;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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