Resumen:
A presente dissertação analisa as trajetórias e experiências dos enfermeiros docentes na Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS. Teve como finalidade construir uma compreensão de como os enfermeiros professores, que compõem o quadro docente do curso de Enfermagem dessa instituição, vêm se tornando docentes. Também visa a entender: como e por que eles permaneceram atuando na docência; como vêm construindo suas trajetórias e experiências docentes; e como se deu a inserção profissional. O trabalho identifica os processos formativos e as aprendizagens nas trajetórias dos docentes, bem como as políticas de formação inicial e continuada, além de abordar as contribuições e as lacunas atinentes à docência nesse contexto. Também contextualiza a instituição e os sujeitos da pesquisa, além de apresentar conceitos sobre formação do professor, identidade profissional, políticas de formação em Enfermagem, trajetórias e experiências docentes. Os autores mais utilizados são: Pimenta, (2000), Dubar, (2005), Tardif, (2012), Masetto, (2012), Pinhel e Kurcgant, (2007), Rodrigues e Mendes Sobrinho (2006), Cunha, (2010), Soares e Cunha (2010) e Veiga (2002). A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo descritiva. Como técnica de produção de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, com apoio de um roteiro de perguntas abertas; e um questionário. Esses dados foram submetidos à análise de conteúdo. Percebeu-se, através dos resultados, que a maioria dos entrevistados são mulheres formadas há menos de dez anos. Além disso, prevalece o mestrado como escolaridade da maioria dos participantes, cuja vida foi marcada por muitos momentos de desafios. As experiências na condição de acadêmicos os motivaram a ingressar em programas de pós-graduação stricto e lato sensu. Nesse âmbito, todos compreendem de maneira similar a necessidade de qualificação para uma boa prática educativa; recebem formação continuada didático-pedagógica; relatam que não foi fácil o início da carreira docente; e descrevem os diversos aprendizados com a prática da docência, destacando especialmente o aprender a “ser professor”. De modo geral, a presente pesquisa indica que as qualificações necessárias à docência são perpassadas por conhecimentos científicos, técnicos e sociais.