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Telas da memória: Representação da sociedade platina nas pinturas de Pedro Weingärtner e Juan Manuel Blanes (século XIX e XX)

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metadataTrad.dc.contributor.author Fochesatto, Cyanna Missaglia de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4181566112840061;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Witt, Marcos Antônio;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5004407197335303;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Telas da memória: Representação da sociedade platina nas pinturas de Pedro Weingärtner e Juan Manuel Blanes (século XIX e XX);
metadataTrad.dc.description.resumo Essa pesquisa visa à investigação sobre as representações pictóricas dos tipos sociais do Brasil e do Uruguai, por meio das pinturas de Pedro Weingärtner (1853-1929) e Juan Manuel Blanes (1830-1901), entre os séculos XIX e XX. Busca-se compreender a formação de identidades e imaginários sociais da região platina através do uso feito das pinturas destes dois artistas. Esta tese enquadra-se em uma pesquisa qualitativa dentro da perspectiva das práticas e representações sob os referenciais teóricos da Nova História Cultural. Investigam-se os vestígios e simbolismos que foram parte do desenvolvimento da sociedade brasileira e uruguaia. Para contribuir com o desenvolvimento da tese autores como Michael Baxandall (2006), Roger Chartier (1996) e Erin Panofsky (1991) foram utilizados. O pintor brasileiro, Pedro Weingärtner, passou parte de sua vida entre o Novo e o Velho Mundo, retratou amplamente os tipos sociais que habitavam a região Sul do país, como o gaúcho e o imigrante europeu, além de uma ampla produção de retratos da elite social e política brasileira. O pintor uruguaio, Juan Manuel Blanes, representou os personagens do Uruguai, como o gaucho, os militares e a elite social e política, consagrando-se como o “pintor da pátria” ao representar telas encomendadas de temática histórica. Nesse sentido, esta pesquisa propõe-se a estudar o uso feito da produção destes dois pintores, bem como a memória que as telas exprimem, visando o entendimento e a função dessas pinturas para a construção de uma identidade, um imaginário e de uma representação – tanto da sociedade brasileira, quanto uruguaia.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research aims to investigate the pictorial representations of the social types of Brazil and Uruguay, through paintings by Pedro Weingärtner (1853-1929) and Juan Manuel Blanes (1830-1901), between the 19th and 20th centuries. It seeks to understand the formation of identities and social imaginaries through the use made of the paintings of these two artists. This thesis is part of a qualitative research within the perspective of the practices and representations under the theoretical references of the New Cultural History. We investigate vestiges and symbolisms that were part of the development of Brazilian and Uruguayan society. To contribute to the development of the thesis authors such as Michael Baxandall (2006), Roger Chartier (1996) and Erin Panofsky (1991) were used. The Brazilian painter, Pedro Weingärtner, spent part of his life between the New and Old World, portrayed broadly the social types that inhabited the southern region of the country, such as the gaucho and the European immigrant, as well as a large production of portraits of the elite social and political life. The Uruguayan painter, Juan Manuel Blanes, represented the characters of Uruguay, such as the gaucho, the military and the social and political elite, consecrated as the "painter of the homeland" when representing paintings commissioned by historical themes. In this sense, this research proposes to study the use made of the production of these two painters, as well as the memory that the paintings express, aiming the understanding and the function of these paintings for the construction of an identity, an imaginary and a representation - both Brazilian and Uruguayan society.;
metadataTrad.dc.subject Representação; Pintura; Pedro Weingärtner; Juan Manuel Blanes; Imaginários; Representation; Painting; Pedro Weingärtner; Juan Manuel Blanes; Imaginary;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::História;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-08-21;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8872;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em História;


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