Resumo:
A tese aborda a formação no curso de Pedagogia após a aprovação da Lei nº 11.645/2008, discutindo sua implementação, bem como os desafios e possibilidades encontrados até então para sua efetivação –no contexto do currículo eem outros espaços. A pesquisa foi realizada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), localizada na cidade de Frederico Westphalen/RS, com alunas(os), professoras(es) e coordenação do curso. Procurou analisar as concepções e formas de implementação da Lei nº 11.645/2008 em diferentes momentos e espaços da formação inicial das(os) acadêmicas(os). A problemática de pesquisa partiu da seguinte indagação: de que forma a Lei nº 11.645/2008 vem sendo implementada no curso de Pedagogia da URI (Câmpus Frederico Westphalen)? Trata-se de um estudo de caso pautado na abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Partir da análise dos documentos institucionais e posteriormente se embasou emobservação direta em sala de aula e na realização de entrevistas. Dentre os principais resultados, destacam-se os diálogos traçados no decorrer do processo dasentrevistas e as informações advindas dessa etapa, que proporcionaram reflexões sobre o projeto de formação inicial, o qual aindase inspira na herança eurocêntrica de organização curricular, pautada por espaços pontuais de dedicação às discussões abordadas pela Lei nº 11.645/2008. Constatou-se também que a efetiva implementação dessa lei demanda muito mais do que seu registro nos documentos institucionais, necessitando comprometimento institucional e da equipe de professores parase pensar, reorganizar ereelaborar ações e estratégias que possam ultrapassar o espaço curricular de uma ou mais disciplinas, possibilitando a desnaturalização de questões ligadas às percepções historicamente construídas em nossa sociedade e possibilitando uma educação das relações ético-raciais.