Autor |
Silva, Taiana Valencio da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5087192761674959; |
Orientador |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9524885475616516; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Educação e proteção social em um projeto social público : um estudo à luz da sociologia configuracional; |
Resumo |
A presente dissertação apresenta um estudo sobre educação e projetos sociais. Para a realização deste trabalho, investigaram-se as configurações que modulam as relações entre educação e proteção social no contexto de um projeto social público, a partir de uma abordagem conceitual inspirada na Sociologia Configuracional de Norbert Elias. Utilizou-se como itinerário investigativo a sistematização de um quadro conceitual, constatando um duplo processo de expansão de experiências formativas, da escola em direção à sociedade e, simultaneamente, da sociedade em direção à escola. Esses movimentos favoreceram a realização de um estudo etnográfico sobre as relações entre educação e proteção social no contexto de um projeto social. As ferramentas analíticas empregadas para a interpretação dos dados foram as noções de configuração e interdependência, com base nas quais se compreenderam relações sociais para além dos antagonismos conhecidos na literatura sociológica entre indivíduo e sociedade, evitando leituras que dicotomizem o individual e o social. O material revelou três configurações, a saber: (a) a ambivalência organizacional entre forma-projeto e forma-escolar, buscando compreender as relações que se estabelecem entre os profissionais da rede de proteções e as instituições, bem como as aproximações e os distanciamentos entre o projeto social e a escola; (b) a definição dos alunos como vulneráveis, segundo a perspectiva dos profissionais, compreendendo o contexto e as relações de vulnerabilidade que caracterizam os alunos do projeto; e (c) o trabalho dos educadores sociais, analisando o trabalho desses profissionais e suas relações com o projeto social, a partir de suas experiências de trabalho sobre os outros. Assim, concluiu-se que as configurações do Projeto Ação Legal intensificam o processo formativo que integram outros processos sociais, utilizando-se estratégias políticas, educativas e culturais. Através da interlocução entre educação e proteção social, as relações sociais assumem a forma de relações pedagógicas.; |
Abstract |
The present dissertation presents a study about education and social projects. In order to carry out this work, we investigated the configurations that modulate the relationship between education and social protection in the context of a public social project based on a conceptual approach inspired by the Norbert Elias' Configurational Sociology. We used as an investigative itinerary the systematization of a conceptual framework stating a double process of expansion of formative experiences, from school to society and simultaneously from society to school. These movements favored an ethnographic study about the relationship between education and social protection in the context of a social project. The analytical tools used for data interpretation were the notions of configuration and interdependence, from which social relations were understood beyond the antagonisms known in the sociological literature between individual and society, avoiding readings that dichotomize the individual and the social. The data revealed three configurations, namely: (a) the organizational ambivalence between form-design and school-form reaching to understand the relations which are established between the professionals of the protection network and the institutions, as well as, the approximations and distances between social project and school; (b) the definition of students as vulnerable, according to the professionals' perspective, understanding the context and vulnerability relationships that characterize the students from the project; and (c) the work of social educators, analyzing the work of these professionals and their relationships with the social project, based on their experiences of work on others. Thus, we concluded that Projeto Ação Legal configurations intensify the formative process which integrate other social processes, using political, educational and cultural strategies. Through the interlocution between education and social protection, social relations now take the form of pedagogical relationships.; |
Palavras-chave |
Configuração; Projeto social; Educação; Proteção social; Configuration; Social project; Education; Social protection; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-03-27; |
Agência de fomento |
CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8794; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |