Resumo:
A presente dissertação apresenta um estudo sobre educação e projetos sociais. Para a realização deste trabalho, investigaram-se as configurações que modulam as relações entre educação e proteção social no contexto de um projeto social público, a partir de uma abordagem conceitual inspirada na Sociologia Configuracional de Norbert Elias. Utilizou-se como itinerário investigativo a sistematização de um quadro conceitual, constatando um duplo processo de expansão de experiências formativas, da escola em direção à sociedade e, simultaneamente, da sociedade em direção à escola. Esses movimentos favoreceram a realização de um estudo etnográfico sobre as relações entre educação e proteção social no contexto de um projeto social. As ferramentas analíticas empregadas para a interpretação dos dados foram as noções de configuração e interdependência, com base nas quais se compreenderam relações sociais para além dos antagonismos conhecidos na literatura sociológica entre indivíduo e sociedade, evitando leituras que dicotomizem o individual e o social. O material revelou três configurações, a saber: (a) a ambivalência organizacional entre forma-projeto e forma-escolar, buscando compreender as relações que se estabelecem entre os profissionais da rede de proteções e as instituições, bem como as aproximações e os distanciamentos entre o projeto social e a escola; (b) a definição dos alunos como vulneráveis, segundo a perspectiva dos profissionais, compreendendo o contexto e as relações de vulnerabilidade que caracterizam os alunos do projeto; e (c) o trabalho dos educadores sociais, analisando o trabalho desses profissionais e suas relações com o projeto social, a partir de suas experiências de trabalho sobre os outros. Assim, concluiu-se que as configurações do Projeto Ação Legal intensificam o processo formativo que integram outros processos sociais, utilizando-se estratégias políticas, educativas e culturais. Através da interlocução entre educação e proteção social, as relações sociais assumem a forma de relações pedagógicas.