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Práticas Formativas e a Atuação dos Professores Supervisores no Pibid/Biologia

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Autor Silva, Lívia Carine Macedo e;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1787118454370781;
Orientador Fabris, Eli Terezinha Henn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
Co-orientador Lima, Samantha Dias de;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/3197721869023110;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Práticas Formativas e a Atuação dos Professores Supervisores no Pibid/Biologia;
Resumo A presente dissertação de mestrado desenvolve uma análise das práticas de formação dos professores supervisores inseridos no Pibid/Biologia/Cesc/Uema e das concepções sobre o ensino de Biologia que são identificadas nessa atuação. Os aportes teóricos que dão sustentação, acerca da formação de professores, encontram-se, principalmente, nas contribuições Dal’Igna, Fabris, Gatti e Nóvoa. Com relação ao conceito de práticas de formação, foi inspirado nos escritos de Fabris. O corpus empírico da pesquisa consiste em documentos, tais como, regimento interno e relatórios de atividades, que registram as práticas formativas dos professores supervisores inseridos no subprojeto do Pibid/Biologia e as narrativas derivadas de entrevistas, realizadas com a coordenadora de área e dois professores supervisores, totalizando três entrevistados. Os dados foram analisados a partir da análise documental e da análise de conteúdo, de Bardin. Como resultados, a análise dos dados mostra que as práticas formativas vigentes privilegiam o ensino de Biologia voltado: para o uso das tecnologias, entendido como inovação e como meio de facilitação das aprendizagens; para a valorização do uso de atividades lúdicas para fixação dos conceitos em Biologia; e para atividades voltadas para fora da sala de aula, consideradas inovadoras. Essas práticas de formação e concepções de docência em Biologia estão expressas tanto nos documentos quanto nos relatórios, mostrando que as ações baseadas na coformação podem ser mais estimuladas na atuação das supervisoras, de modo a propiciar um maior aprofundamento dos significados da inovação na docência em Biologia.;
Abstract This dissertation develops an analysis of practices of Pibid/Biology/Cesc/Uema supervisor teachers, as well as the Biology teaching conceptions in this work. The theoretical framework concerning teaching education is mainly constituted of contributions by Dal'Igna, Fabris, Gatti and Nóvoa. As for the concept of education practices, it is inspired on Fabris' works. The empirical research corpus consists of documents such as internal regulations and activity reports, which register supervisor Pibid/Biology teachers' educational practices; and of narratives that emerged from interviews conducted with the project coordinator and two supervisor teachers, totaling three interviewed subjects. Data exploration was based on documentary analysis and Bardin's content analysis. Concerning the results, the data analysis indicates that, in this context, educational practices privilege Biology teaching activities related to: use of technologies, understood as innovation and as a means of learning facilitation; appreciation for the use of playful activities for settling Biology concepts; and outside classroom activities, which are considered innovative. These Biology educational practices and teaching conceptions emerged from the analyzed documents and reports, showing that pedagogical practices based on teaching education can be more stimulated in supervisors' actions, in order to provide a further development of meanings regarding innovation and teaching in Biology classes.;
Palavras-chave Práticas de formação; Supervisores; Pibid; Biologia; Educational practices; Supervisors; Pibid; Biology;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-03-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8793;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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