Resumo:
A presente dissertação de mestrado desenvolve uma análise das práticas de formação dos professores supervisores inseridos no Pibid/Biologia/Cesc/Uema e das concepções sobre o ensino de Biologia que são identificadas nessa atuação. Os aportes teóricos que dão sustentação, acerca da formação de professores, encontram-se, principalmente, nas contribuições Dal’Igna, Fabris, Gatti e Nóvoa. Com relação ao conceito de práticas de formação, foi inspirado nos escritos de Fabris. O corpus empírico da pesquisa consiste em documentos, tais como, regimento interno e relatórios de atividades, que registram as práticas formativas dos professores supervisores inseridos no subprojeto do Pibid/Biologia e as narrativas derivadas de entrevistas, realizadas com a coordenadora de área e dois professores supervisores, totalizando três entrevistados. Os dados foram analisados a partir da análise documental e da análise de conteúdo, de Bardin. Como resultados, a análise dos dados mostra que as práticas formativas vigentes privilegiam o ensino de Biologia voltado: para o uso das tecnologias, entendido como inovação e como meio de facilitação das aprendizagens; para a valorização do uso de atividades lúdicas para fixação dos conceitos em Biologia; e para atividades voltadas para fora da sala de aula, consideradas inovadoras. Essas práticas de formação e concepções de docência em Biologia estão expressas tanto nos documentos quanto nos relatórios, mostrando que as ações baseadas na coformação podem ser mais estimuladas na atuação das supervisoras, de modo a propiciar um maior aprofundamento dos significados da inovação na docência em Biologia.