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Salomé Ureña e educação latino-americana : contribuição para uma pedagogia (des)colonial

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Autor Lodi, Leonardo Camargo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6546810583692993;
Orientador Streck, Danilo Romeu;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2250864123409266;
Co-orientador Pritsch, Eliana Inge;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0754417359711404;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Salomé Ureña e educação latino-americana : contribuição para uma pedagogia (des)colonial;
Resumo O presente estudo faz um reencontro com a pedagogia latino-americana, ao anunciar e visibilizar a experiência da poetisa e professora Salomé Ureña de Henríquez (1850-1897). A Maestra nasceu na cidade de São Domingo, capital da República Dominicana. Além de poetisa e professora, ela esteve presente nas sociedades Amigos del País - onde ela recebeu, em 1878, a medalha que a nomeava como poeta nacional do país. A poetisa cresceu e vivenciou um tempo de conflitos e guerras internas, momento em que seu país buscava a independência de estadunidenses e espanhóis. Assim, Salomé Ureña, em seus escritos, anuncia e denuncia os conflitos internos de sua pátria e seu anseio de um mundo melhor em seu país. Dessa forma, a partir da obra poética Poesías Completas, o estudo analisou e identificou as contribuições de Salomé Ureña de Henríquez para a educação latino-americana. Como objetivos específicos, o estudo buscou problematizar e analisar as possibilidades de (des)colonialidade de ser, de saber e de poder na vida e na obra poética da autora, sobretudo no poema épico Anacaona, para identificar a contribuição da poetisa para a educação latino-americana. A pesquisa é de cunho bibliográfico, sendo utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 1977; MINAYO, 1994) e a análise literária (STAIGER, 1969; SALVATORE D’ONÓFRIO, 1990) na discussão da dissertação. Como resultados foi possível identificar que a obra poética da dominicana estão centradas na luta pela justiça social, principalmente, na busca pelo direito à educação de mulheres dominicanas; na tentativa do distanciamento de condições domésticas e de devoção impostas às meninas e mulheres daquele tempo; na busca pela libertação de um povo oprimido que sofreu com a invasão em suas terras dos norte-americanos e dos espanhóis; a importância do poder da palavra em seus escritos para a libertação do povo dominicano; e na visibilidade de mulheres escritoras do épico, que são identificadas genuinamente como gênero masculino, Salomé Ureña faz uma quebra desse paradigma, escrevendo o épico Anacaona.;
Abstract The present study makes a re-encounter with the Latin American pedagogy, when announcing, to visualize the experience of Salomé Ureña de Henríquez (1850-1897). The Dominican was born in the city of San Domingo, capital of the Dominican Republic. In addition to being a poet and teacher, she was present at the Amigos del País - where she received, in 1878, the medal that named her as the country's national poet. The poet grew up and experienced a time of conflicts and internal wars, at which time her country sought the independence of Americans and Spanish. Thus, Salomé Ureña, in her writings, announces and denounces the internal conflicts of his homeland and his longing for a better world in her country. In this way, from the poetic work Poesias Completas, the study analyzed and identified the contributions of Salomé Ureña de Henríquez to Latin American education. Then, as specific objectives the study sought to problematize and analyze the possibilities of (des)coloniality of being, knowledge and power in the life and poetic work of the author, especially in the epic poem Anacaona. For the study, the content analysis (BARDIN, 1977; MINAYO, 1994) and the literary analysis (STAIGER, 1969; SALVATORE D’ONÓFRIO, 1990). As results it was possible to identify that the poetic work of the Dominican is centered in the fight for social justice, mainly, in the search for the right to the education of Dominican women; in an attempt to distance domestic conditions and devotion from the girls and women of that time; in the search for the liberation of an oppressed people who suffered with the invasion in their lands of the North Americans and the Spanish; the importance of the power of the word in her writings to the liberation of Dominican Republic people; and in the visibility of women writers of the epic, who are genuinely identified as gender destined for men, Salomé Ureña breaks this paradigm by writing the epic Anacaona.;
Palavras-chave Educação latino-americana; (Des)colonialidade; Salomé Ureña; República Dominicana; Latin american Education; (De)coloniality; Salome Ureña; Dominican Republic; Educación latinoamericana; (Des)colonialidad; Salomé Ureña; República Dominicana;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-03-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8790;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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