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A intervenção educativa do professor de educação física no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) em Imperatriz - MA

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Autor Sanches, Carlos Airton Moraes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6623150730455148;
Orientador Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A intervenção educativa do professor de educação física no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) em Imperatriz - MA;
Resumo Esta pesquisa envolve as políticas públicas assistenciais que norteiam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os principais conceitos que mobilizam e estruturam este trabalho são, Políticas Públicas, Vulnerabilidade, Proteção Social, Cultura Corporal, Educação Não Formal, Intervenção do professor de Educação Física. Propõe-se a observar as possibilidades de intervenção educativas do professor de educação física em espaços não escolares, onde a participação e interlocução dos usuários é sentida pelo envolvimento com as atividades nas oficinas das manifestações da cultura corporal trabalhadas por este componente da equipe multiprofissional do programa. O eixo norteador da pesquisa são as intervenções dos facilitadores de oficinas e suas ações educativas nos núcleos do SCFV na cidade de Imperatriz - MA, tendo como objetivo geral analisar a intervenção educativa do professor de Educação Física no universo dos ambientes de atendimento e proteção social de usuários do programa, considerando seu papel no conjunto estrutural destes locais assim como as características das atividades oferecidas nos programas sociais. Como objetivos específicos, buscou-se examinar os documentos do programa SCFV e suas relações com a permanência e intervenção do professor de educação física; identificar as intervenções pedagógicas do professor de educação física e as práticas avaliativas utilizadas nos programas sociais que proporcionam seu envolvimento, também evidenciar os objetivos educativos do programa e as condições de trabalho do professor de educação física, por fim, relacionar o contexto do programa SCFV na cidade em questão com as diretrizes norteadoras da sua constituição. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa; a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) integrantes do quadro que compõe o programa do SCFV, sendo os facilitadores das oficinas esportivas e outros componentes da equipe multiprofissional do SCFV nos polos urbanos da cidade de Imperatriz – MA. Os dados foram examinados através da análise de conteúdo e os resultados descortinaram os objetivos do estudo com esclarecimentos pertinentes sobre as políticas públicas assistenciais evidenciando uma nova percepção de cidadania através da participação da comunidade em programas como o SCFV. Concluiu-se que o modo pelo qual os professores de educação física estão intervindo nas oficinas, ainda que, com limitações de materiais didáticos e infraestrutura em suas práticas, contribui na formação dos usuários e para a transformação das comunidades atendidas pelos seus serviços. Outro viés explicitado está ligado às mudanças positivas dos usuários participantes do programa nos diversos ambientes como em casa, na escola, na instituição, e nas relações sociais, nas amizades e na família. Em síntese, as intervenções educativas dos professores de educação física alcançam através desse serviço, crianças, jovens, assim como as famílias, ou seja, revelam situações decorrentes do trabalho desenvolvido, com destaque à construção de vínculos, relações afetivas e transformações sociais.;
Abstract This research involves the public assistance policies that guide the Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). The main concepts that mobilize and structure this research are Public Policies, Vulnerability, Social Protection, Body Culture, Non Formal Education, Intervention of the teacher of Physical Education. It is proposed to observe the educational intervention possibilities of the physical education teacher in non-school spaces, where the participation and interlocution of the users is felt by the involvement with the activities in the workshops of manifestations of the corporal culture worked by this component of the multiprofessional team of the program. The guiding axis of the research are the interventions of the workshop facilitators and their educational actions in the SCFV in the city of Imperatriz - Maranhão, whose general objective is to analyze the performance and educational intervention of the Physical Education teacher in the universe of care and social protection environments of program users, considering their role in the structural set of these places as well as the characteristics of the activities offered in social programs. The specific objectives seek to examine the SCFV documents and its relationships with the permanence and intervention of the physical education teacher; to identify the actions and pedagogical interventions of the physical education teacher and the evaluation practices used in the social programs that provide their involvement, to evidence of the educational objectives of the program and the working conditions of the physical education teacher and to relate the context of the SCFV program in Imperatriz with the guiding directives of its constitution. The methodology used was based in the qualitative approach; the data collection was done through semi-structured interviews with 6 (six) members of the framework that compose the SCFV program, being the facilitators of the sports workshops and other components of the SCFV multiprofessional team in the urban poles of the city of Imperatriz. The data were examined through the content analysis and the results revealed the objectives of the study with pertinent clarifications on the public policies evidencing a new perception of citizenship through community participation in programs such as the SCFV. It was concluded that the way physical education teachers are intervening in the workshops, although, with limitations of didactic materials and infrastructure in their practices, these contribute to the training of users and to the transformation of the communities served by their services. Another explicit bias is linked to the positive changes of users participating in the program in different environments such as home, school, institution, and social relationships, friendships and family. In summary, the educational interventions of physical education teachers reach children and young people, as well as families, that is, they reveal situations arising from the work developed, especially the construction of bonds, affective relationships and social transformations.;
Palavras-chave Educação Física; Políticas Públicas; Educação não formal; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo; Physical Education; Public policy; Non-school spaces; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV);
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8787;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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