Resumen:
Esta pesquisa envolve as políticas públicas assistenciais que norteiam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os principais conceitos que mobilizam e estruturam este trabalho são, Políticas Públicas, Vulnerabilidade, Proteção Social, Cultura Corporal, Educação Não Formal, Intervenção do professor de Educação Física. Propõe-se a observar as possibilidades de intervenção educativas do professor de educação física em espaços não escolares, onde a participação e interlocução dos usuários é sentida pelo envolvimento com as atividades nas oficinas das manifestações da cultura corporal trabalhadas por este componente da equipe multiprofissional do programa. O eixo norteador da pesquisa são as intervenções dos facilitadores de oficinas e suas ações educativas nos núcleos do SCFV na cidade de Imperatriz - MA, tendo como objetivo geral analisar a intervenção educativa do professor de Educação Física no universo dos ambientes de atendimento e proteção social de usuários do programa, considerando seu papel no conjunto estrutural destes locais assim como as características das atividades oferecidas nos programas sociais. Como objetivos específicos, buscou-se examinar os documentos do programa SCFV e suas relações com a permanência e intervenção do professor de educação física; identificar as intervenções pedagógicas do professor de educação física e as práticas avaliativas utilizadas nos programas sociais que proporcionam seu envolvimento, também evidenciar os objetivos educativos do programa e as condições de trabalho do professor de educação física, por fim, relacionar o contexto do programa SCFV na cidade em questão com as diretrizes norteadoras da sua constituição. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa; a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) integrantes do quadro que compõe o programa do SCFV, sendo os facilitadores das oficinas esportivas e outros componentes da equipe multiprofissional do SCFV nos polos urbanos da cidade de Imperatriz – MA. Os dados foram examinados através da análise de conteúdo e os resultados descortinaram os objetivos do estudo com esclarecimentos pertinentes sobre as políticas públicas assistenciais evidenciando uma nova percepção de cidadania através da participação da comunidade em programas como o SCFV. Concluiu-se que o modo pelo qual os professores de educação física estão intervindo nas oficinas, ainda que, com limitações de materiais
didáticos e infraestrutura em suas práticas, contribui na formação dos usuários e para a transformação das comunidades atendidas pelos seus serviços. Outro viés explicitado está ligado às mudanças positivas dos usuários participantes do programa nos diversos ambientes como em casa, na escola, na instituição, e nas relações sociais, nas amizades e na família. Em síntese, as intervenções educativas dos professores de educação física alcançam através desse serviço, crianças, jovens, assim como as famílias, ou seja, revelam situações decorrentes do trabalho desenvolvido, com destaque à construção de vínculos, relações afetivas e transformações sociais.