Autor |
Acosta, Graziela Zanotta; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2061177702620654; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Reestruturação curricular em uma escola da Rede Marista : o trabalho docente frente às demandas e à dimensão do trabalho cooperativo e colaborativo; |
Resumo |
Este estudo tem a finalidade de pesquisar como a atuação do educador dos Anos Iniciais, em relação à sua participação na construção coletiva do currículo, interfere no processo de reestruturação curricular em uma escola da Rede Marista. A abordagem é qualitativa, caracterizada pelas estratégias metodológicas de estudo de caso e cartografia. Os instrumentos para o levantamento de dados foram a análise dos documentos institucionais, a entrevista semiestruturada realizada com a coordenadora pedagógica responsável pelo segmento e o acompanhamento do trabalho por área do conhecimento, desenvolvido pelo grupo de professoras do 1º ano dos Anos Iniciais, em um colégio marista, por meio de questionários e dos registros em um diário de bordo tematizado. A análise dos dados foi pautada na perspectiva do trabalho cooperativo e colaborativo, do engajamento do professor à proposta de reestruturação curricular, da relação das demandas escolares e a prática docente e do papel do professor na construção do currículo. A partir dos insumos, foi evidenciada a importância docente na construção e ação do currículo e suas contribuições, sustentadas pelo seu repertório de experiências, saberes e especificidades de atuação. Além disso, as condições para o planejamento e para a avaliação do trabalho desenvolvido mostraram o atravessamento de demandas previstas e não previstas para esses momentos. Por fim, a pesquisa revelou a necessidade de um planejamento cuidadoso, com pautas significativas para as reuniões pedagógicas e para ações de formação continuada, propondo uma intervenção com vistas a garantir o desenvolvimento do profissional e a qualificação do trabalho docente.; |
Abstract |
This study has the aim to investigate how the activity of an elementary school teacher of the first grades, concerning his/her participation in the collaborative construction of the curriculum, interferes in the process of curriculum redesigning in a school of the Marist Brothers Institution. The study has a qualitative approach characterized by the use of a case study and cartography as methodological strategies. The instruments used for data collection were analysis of the institutional documents, a semi-structured interview with the pedagogical coordinator in charge of the segment, and work follow-up by knowledge area, developed by the first grade teachers of the elementary school in a Marist School, through questionnaires as well as theme diary data collection. Data analysis focused on the perspective of cooperative and collaborative work, teacher engagement in the curriculum restructuring proposal, correlation of school demands and the teaching practice and the teacher’s role in the curriculum construction. Such input has evidenced the teacher’s importance in the construction and activity of the curriculum and its contributions, supported by his/her experiences repertoire, knowledge and activity specificities. Furthermore, the conditions for the planning and assessment of the work developed have shown the encounter of expected and unexpected demands for those moments. Finally, the study has evidenced the need of careful planning with significant agenda for the pedagogical meetings as well as for actions of continuous education, proposing an intervention in order to guarantee professional development and teaching qualification.; |
Palavras-chave |
Reestruturação curricular; Trabalho cooperativo; Trabalho colaborativo; Formação docente; Gestão escolar compartilhada; Curriculum restructuring; Cooperative work; Collaborative work; Teacher education; Shared leadership; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-04-26; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8774; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |