Resumo:
Este estudo tem a finalidade de pesquisar como a atuação do educador dos Anos Iniciais, em relação à sua participação na construção coletiva do currículo, interfere no processo de reestruturação curricular em uma escola da Rede Marista. A abordagem é qualitativa, caracterizada pelas estratégias metodológicas de estudo de caso e cartografia. Os instrumentos para o levantamento de dados foram a análise dos documentos institucionais, a entrevista semiestruturada realizada com a coordenadora pedagógica responsável pelo segmento e o acompanhamento do trabalho por área do conhecimento, desenvolvido pelo grupo de professoras do 1º ano dos Anos Iniciais, em um colégio marista, por meio de questionários e dos registros em um diário de bordo tematizado. A análise dos dados foi pautada na perspectiva do trabalho cooperativo e colaborativo, do engajamento do professor à proposta de reestruturação curricular, da relação das demandas escolares e a prática docente e do papel do professor na construção do currículo. A partir dos insumos, foi evidenciada a importância docente na construção e ação do currículo e suas contribuições, sustentadas pelo seu repertório de experiências, saberes e especificidades de atuação. Além disso, as condições para o planejamento e para a avaliação do trabalho desenvolvido mostraram o atravessamento de demandas previstas e não previstas para esses momentos. Por fim, a pesquisa revelou a necessidade de um planejamento cuidadoso, com pautas significativas para as reuniões pedagógicas e para ações de formação continuada, propondo uma intervenção com vistas a garantir o desenvolvimento do profissional e a qualificação do trabalho docente.