Autor |
Kuhnen, Ronaldo; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6089328366733301; |
Orientador |
Costa, Daianny Madalena; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Da boca do monte ao bico da pena: por uma educação palotina humanizadora na Gestão de uma Escola Pública de Santa Maria/RS; |
Resumo |
Esta dissertação é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de campo. Para realizar a pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, e como instrumentos de coleta uma entrevista e uma ficha de registro de observação. As informações foram trabalhadas a luz da análise de conteúdo, com o objetivo de pesquisar os frutos colhidos pela gestão escolar quando os gestores permitem o diálogo entre a educação humanizadora fundamentada na educação palotina e no pensamento de Paulo Freire. O estudo foi desenvolvido numa escola pública da periferia da cidade de Santa Maria - RS/BR, tendo como participantes a equipe diretiva, os professores, os alunos, os funcionários, os pais, alguns vizinhos da escola e especialistas em educação. Embora muitos teóricos tenham sido utilizados para discutir a temática, a inspiração maior veio de Vicente Pallotti em diálogo com Paulo Freire, e que auxiliaram a compreender um pouco mais sobre o contexto escolar e as influências exercidas por suas ideias na educação da escola investigada, bem como possibilitou levantar elementos que dão a visão panorâmica dessa instituição. Os resultados evidenciaram a escola como espaço dialógico, onde todos são preparados e comprometidos em trabalhar na linha do ser. No final, fica uma provocação para se pensar sobre a gestão escolar e o papel dos gestores na efetivação de uma educação humanizadora.; |
Abstract |
This dissertation is the result of a literature search and a field study. To conduct the survey, a qualitative approach was used, and as collection instruments an interview and an observation tab. Information was worked the light of the content analysis, in order to search the fruits harvested by the school management when managers allow dialogue between the humanizing education based on Pallottine education and the thought of Paulo Freire. The study was conducted in a public school in the outskirts of Santa Maria - RS / BR, with the participants the management team, teachers, students, staff, parents, neighbors and some school education experts. While many theorists have been used to discuss the thematic, the biggest inspiration came from Vincent Pallotti in dialogue with Paulo Freire, and that helped to understand a little more about the school context and the influences exerted by his ideas on school education investigated and as possible to raise elements that give a panoramic view of the institution. The results show the school as dialogical space where all are prepared and committed to be working in line. In the end, it is a provocation to think about school management and the role of managers in the execution of a humanizing education.; |
Palavras-chave |
Gestão Escolar; Educação Humanizadora; Educação Palotina; School Management; Humanizing Education; Pallottine Education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2019-04-25; |
Agência de fomento |
Comunidade Palotina; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8772; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |