Resumo:
Esta dissertação é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de campo. Para realizar a pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, e como instrumentos de coleta uma entrevista e uma ficha de registro de observação. As informações foram trabalhadas a luz da análise de conteúdo, com o objetivo de pesquisar os frutos colhidos pela gestão escolar quando os gestores permitem o diálogo entre a educação humanizadora fundamentada na educação palotina e no pensamento de Paulo Freire. O estudo foi desenvolvido numa escola pública da periferia da cidade de Santa Maria - RS/BR, tendo como participantes a equipe diretiva, os professores, os alunos, os funcionários, os pais, alguns vizinhos da escola e especialistas em educação. Embora muitos teóricos tenham sido utilizados para discutir a temática, a inspiração maior veio de Vicente Pallotti em diálogo com Paulo Freire, e que auxiliaram a compreender um pouco mais sobre o contexto escolar e as influências exercidas por suas ideias na educação da escola investigada, bem como possibilitou levantar elementos que dão a visão panorâmica dessa instituição. Os resultados evidenciaram a escola como espaço dialógico, onde todos são preparados e comprometidos em trabalhar na linha do ser. No final, fica uma provocação para se pensar sobre a gestão escolar e o papel dos gestores na efetivação de uma educação humanizadora.