RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Sobre ser uma escola do século XXI – diálogo (em) aberto com professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

Autor Barion, Carla Taranta Tezolin;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Sobre ser uma escola do século XXI – diálogo (em) aberto com professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental;
Resumo Este trabalho de pesquisa aborda como as práticas educacionais ativas, que consideram o estudante o protagonista do seu próprio conhecimento, podem auxiliar no processo de aprendizagem visando o sujeito na Contemporaneidade. Encontra-se também alguns conceitos de práticas pedagógicas inovadoras e fundamentos teóricos, como o processo de aprendizagem que apóia a pesquisa abordada. Para uma melhor compreensão dos conceitos, desenvolvi este estudo através de um diálogo aberto com professoras do primeiro ano do ensino fundamental, que comentaram suas experiências e vivências com propostas inovadoras para a sala de aula. A partir da compilação de teoria e prática, noto que as práticas inovadoras trouxeram sentido, curiosidade, motivação, empoderamento e prazer aos estudantes, demonstrando como esses aspectos fortalecidos e bem trabalhados podem ser um grande facilitador para um processo de aprendizagem.;
Abstract This research material presents how active educational practices, which consider students as protagonists of their own knowledge, can help the learning process of contemporaneity of them. There are also some concepts of innovative pedagogical practices and theoretical foundations, such as the learning process that supports the research. For a better understanding of the concepts, I developed this study through an open dialogue with teachers of the first year of elementary school who commented their experiences and innovative proposals for the classroom. According to theory and practice, I have noticed that innovative practices have brought meaning, curiosity, motivation, empowerment, and pleasure to students, demonstrating how these strengthened aspects can be a great facilitator for a learning process;
Palavras-chave Práticas educacionais ativas; Sujeito na Contemporaneidade; Práticas inovadoras; Active educational practices; Innovative Practices; Innovative Practices;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8737;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística