Resumo:
O presente trabalho investiga de que modos gênero, articulado a sexualidade, atravessa e constitui a docência no âmbito do filme Entre os muros da escola (nome da versão brasileira), filme francês dirigido por Laurent Cantet (2008). O estudo se inscreve nos campos de Estudos de Gênero numa perspectiva pós-estruturalista, Estudos Queer, Estudos sobre Docência e Estudos sobre Cinema e Educação. A partir desses campos, a pesquisa é desenvolvida utilizando o procedimento metodológico da etnografia de tela. Articulando as ferramentas teórico-metodológicas já explicitadas, e por meio das análises, percebeu-se que: 1) gênero é uma forma de dar visibilidade à “Pedagogia do Afeto”; e 2) a docência do homem cisgênero professor François Marin se institui a partir de uma heteronormatividade cisgênero. Desta forma, pode-se sustentar a tese de que gênero, articulado a sexualidade, no filme “Entre os muros da escola”, constitui um modo de ser docente – docência masculina cisgênero heterossexual – que, ao ser posta em exercício, opera constituindo o que se pode chamar de uma “pedagogia do afeto”.