RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Formação continuada de professores: gamificação em espaços de convivência e aprendizagem híbridos e multimodais

Mostrar registro simples

Autor Bersch, Maria Elisabete;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7371318863650138;
Orientador Smechlemr, Eliane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5391034042353187;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Formação continuada de professores: gamificação em espaços de convivência e aprendizagem híbridos e multimodais;
Resumo A presente tese tem como problema investigar como a configuração de Espaços de Convivências e Aprendizagem Híbridos e Multimodais pode contribuir para a formação continuada de professores, aproximando universidade e escolas, tendo em vista a promoção de novos saberes docentes e práticas pedagógicas gamificadas. Como objetivo, buscou-se conhecer como a configuração de Espaços de Convivências e Aprendizagem Híbridos e Multimodais pode contribuir para a formação continuada de professores na constituição de novos saberes docentes, fomentando práticas pedagógicas alicerçadas em projetos de aprendizagem gamificados. Com abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, a pesquisa caracterizou-se pelo desenvolvimento de um processo de formação continuada, na perspectiva da configuração de Espaços de Convivência e Aprendizagem Híbridos e Multimodais, da qual participaram 81 professores da rede pública de três municípios do RS, durante o período de 20 meses, totalizando cerca de 166h de formação. A metodologia da pesquisa foi inspirada no método cartográfico de pesquisa-intervenção, investigado no Brasil por Kastrup e Escóssia (2009) e Passos, Kastrup e Tedesco (2014). Para o cultivo de dados foram utilizadas gravações dos encontros presenciais físicos da formação, registros das interações dos professores nos espaços digitais da formação, relatos e registros das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas em que estes docentes atuavam. A análise dos dados foi apoiada nos movimentos da atenção propostos pelo método cartográfico (rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento), ocorrendo ao longo de todo o processo. Dessa forma, além de subsidiar a elaboração deste texto, a análise dos dados, realizada durante todo o percurso da pesquisa, forneceu pistas para a constante reconfiguração do processo de formação continuada. As discussões teóricas que perpassaram a análise dos dados fundamentaram-se em autores que investigam a sociedade contemporânea a educação, a docência e a formação de professores, os games e a gamificação na educação. Os resultados indicam que a formação docente, na perspectiva da configuração de Espaços de Convivência e Aprendizagem Híbridos e Multimodais, precisa ser compreendida a partir de processos formativos continuados, no qual os diferentes participantes se legitimem como co-formadores e co-aprendentes. O hibridismo e a multimodalidade, compreendendo os engendramentos que se estabelecem entre tecnologias, espaços, metodologias, a formalidade e a não-formalidade, e as diferentes modalidades educacionais, possibilitaram ampliar os espaços formativos e a aproximação dos diferentes atores, na promoção de saberes sobre a docência, contribuindo para desencadear mudanças nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.;
Abstract This thesis has the problem of investigating how the configuration of Hybrid and Multimodal Learning Spaces can contribute to the continuous formation of teachers, bringing together universities and schools, aiming at the promotion of new teacher knowledge and pedagogical pedagogical practices. The aim of this study was to understand how the configuration of hybrid and multimodal learning and coexistence spaces can contribute to the continuing teachers’ formation in order to constitute new teachers’ knowledge to foment pedagogic practices based on gamified learning projects. With a qualitative approach, exploratory and descriptive, the research is characterized by developing a continuing formation process in the perspective of configurating hybrid and multimodal learning and coexistence spaces, of which participated 81 teachers from public school of three cities of RS during 20 months and summing around 166h of formation. The methodology was inspired in cartographic method of investigation-intervention, investigated in Brazil by Kastrup and Escóssia (2009) and Passos, Kastrup and Tedesco (2014). To cultivate data were used records from the presential physical meetings, registers from teachers’ interaction at digital spaces of formation, reports and registers of pedagogic practices developed at schools in which they work. Data analysis was supported by the attention movements proposed by cartographic method (track, touch, land and attentive recognition) that occurred during all the process. In this way, besides subsidize this text elaboration, data analysis, made during all the research gave hints to the constant reconfiguration of continuing formation process, once it is an investigation-intervention. Theoretical discussions, which abound data analysis were based on authors who investigate contemporary, education, teaching and teachers’ formation, games and gamification in education. Results indicate that teachers’ formation in the perspective of configuration of hybrid and multimodal learning and coexistence spaces must be understood from the continuing formative processes in which the participants legitimate themselves as co-former and co-learner. The hybridism and multimodality, which comprehend the engenderment that are stablished among technologies, spaces, methodologies, formality and non-formality and the diferent educational modalities made possible to amplify formative spaces and the approach of different actors in promoting knowledges about teaching and contributing to unleash changes in pedagogic practices developed at schools.;
Palavras-chave Formação de professores; Espaços de convivência híbridos e multimodais; Projetos de aprendizagem gamificados; Educação básica; Educação e tecnologias; Teacher training; Coexistence and multimodal spaces; Gametic learning projects; Basic education; Education and technologies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-04-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8673;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística