Resumo:
Esta tese insere-se no campo da História Cultural, mais especificamente nas premissas do chamado gênero biográfico (DOSSE, 2015). Tem como objeto a vida de Felipe Tiago Gomes, fundador da mantenedora de escolas Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, movimento iniciado durante sua juventude, enquanto estudante do curso de Direito em Pernambuco, na década de 1940. O estudo tem como enfoque o percurso de vida de Felipe Tiago frente à referida instituição. Desenvolvido a partir da metodologia da História Oral (PORTELLI, 2016) e da Análise Documental Histórica (SAMARA; TUPY, 2007), a pesquisa mobiliza os conceitos de memória (HALBWACHS, 1990), apropriação (CHARTIER 2011) e representação (CHARTIER, 1990) para tratar de aspectos da vida do personagem no recorte temporal estabelecido, que se refere ao início da mantenedora, aos anos de atuação de Felipe Tiago como superintendente da instituição e aos usos de sua trajetória durante e após sua existência. O objetivo geral é analisar as representações sobre o seu percurso de vida e a sua atuação frente à CNEC, bem como compreender as apropriações produzidas sobre o fundador e sua trajetória. Os objetivos específicos são: identificar e analisar quais passagens da vida de Felipe Tiago Gomes foram selecionadas e utilizadas para sustentar sua atuação frente à CNEC; verificar as redes nas quais o personagem estabeleceu articulações e entender a influência desses espaços na construção de sua pessoa como figura central na difusão da Campanha, bem como analisar as representações e memórias produzidas sobre ele a partir desses grupos; problematizar as memórias e representações que produzem o personagem como professor e apresentar as concepções de Felipe Tiago sobre educação, escolarização e ensino. Desse modo, no decorrer dos capítulos, são discutidas as representações produzidas sobre o personagem – as quais criam um mito usado para edificar ações da mantenedora nas e pelas redes em que o fundador circulou. Além disso, discute-se a atuação de Felipe Tiago no cenário educacional, tendo como enfoque as representações que o caracterizam como um professor – cargo que não exerceu – e como referência para a educação no País. Ao longo dos capítulos, o estudo ainda recorre a conceitos secundários que possibilitam adensar a discussão, a partir das dimensões estabelecidas. Por fim, conclui-se que, ao longo de sua vida, Felipe Tiago Gomes fez uso de suas escolhas pessoais para fundamentar e divulgar os lemas da Campanha. A “comunidade de memória” formada por pessoas próximas a ele se esforça em manter a memória de seu mentor e sua mitificação, de modo que as representações construídas sobre Felipe Tiago e suas ações na CNEC o produzem como um visionário, alguém que estava à frente de seu tempo. No entanto, o fundador não é um personagem conhecido fora do contexto que remete à CNEC, o que mobiliza
essa comunidade de memória a desenvolver ações que visem a afastar o personagem do esquecimento. Também se observa que, ao pensar a realidade a partir de um indivíduo, evidenciam-se os jogos de interesse entre os diferentes grupos que compõem a sociedade e determinados desdobramentos resultantes dessas relações. Nesse sentido, o estudo evidencia o papel do indivíduo na elaboração e na composição da realidade e aponta para os movimentos que caracterizam o uso da coisa pública para fins privados. Em síntese, pode-se dizer que pensar a vida de Felipe Tiago Gomes e sua relação com a história da educação no Brasil permitiu visualizar os bastidores do processo de criação de políticas públicas, bem como o papel dos indivíduos e de suas especificidades nesse contexto.