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Uma análise dos efeitos das redes sociais de aprendizagem no resultado econômico e social de empreendimentos econômicos solidários

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metadataTrad.dc.contributor.author Jesus, José Sérgio de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9502839177635526;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Gaiger, Luiz Inácio Germany;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7899986884362210;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Uma análise dos efeitos das redes sociais de aprendizagem no resultado econômico e social de empreendimentos econômicos solidários;
metadataTrad.dc.description.resumo A pesquisa desenvolvida na presente tese visou analisar as relações entre atores, estruturas de aprendizagem e processos de aprendizagem propiciadas pela formação das redes em empreendimentos econômicos solidários, bem como os efeitos sobre os resultados econômicos e sociais obtidos por tais empreendimentos e por seus membros. O estudo está fundamentado em um modelo teórico analítico sustentado pelas teorias das Redes de Aprendizagem, propostas por Van Der Krogt (1995) e Poell et al (2000). Descreve os conceitos de Economia Solidária e de Empreendimentos Econômicos Solidários, discute as aprendizagens organizacional e individual, formais ou informais, bem como as redes sociais e a fundamentação da Teoria das Redes de Aprendizagem aplicada em empreendimentos solidários. Os resultados são analisados e interpretados e são apresentados, conforme a estrutura do modelo teórico. Os dados gerados permitiram, com a utilização da análise de conteúdo, examinar as redes de aprendizagem existentes nos empreendimentos, os conteúdos transacionados, os efeitos nos resultados econômicos e sociais e as aprendizagens oriundas da relação com a organização que congrega os Empreendimentos Econômicos Solidários pesquisados e com segmentos sociais organizados. Os achados evidenciam os principais elementos deste modelo e apontam para o desenvolvimento de aprendizagens objetivas e subjetivas. Os ganhos objetivos influenciam na gestão, sustentabilidade e eficiência dos empreendimentos, como ainda na rentabilidade e geração de renda, em razão da melhoria do processo produtivo e comercialização. Por outro lado, os ganhos subjetivos desenvolvem potencialidades nos membros na construção de uma identidade que desvincule os princípios do capitalismo, despertando ganhos com foco em solidariedade, equidade, justiça social, companheirismo e compromisso coletivo. Dessa forma, há efeitos positivos das redes de aprendizagem nos resultados econômicos e sociais dos empreendimentos.;
metadataTrad.dc.description.abstract The research developed in this thesis aimed to analyze the relationships among actors, learning structures and learning processes provided by the formation of networks in solidarity economic ventures, as well as the effects on the economic and social results obtained by such enterprises and their members. The study is based on a theoretical analytical model supported by the theories of Learning Networks, proposed by Van Der Krogt (1995) and Poell et al (2000). Describes the concepts of Solidary Economy and Social Entrepreneurship Solidarity, discusses organizational and individual learning, formal or informal, as well as social networks and the foundation of the Theory of Learning Networks applied in solidarity projects. The results are analyzed and interpreted and are presented, according to the structure of the theoretical model. With the use of content analysis, the data generated allowed us to examine the existing learning networks in the enterprises, the content transacted, the effects on the economic and social results, and the learning from the relationship with the organization that congregates the Social Entrepreneurship Solidarity researched and with organized social segments. The findings show the main elements of this model and point to the development of objective and subjective learning. The objective gains influence the management, sustainability and efficiency of the enterprises, as well as profitability and income generation, due to the improvement of the production process and commercialization. On the other hand, the subjective gains develop potentialities in the members in the construction of an identity that dissociates the principles of capitalism, arousing gains with a focus on solidarity, equity, social justice, fellowship and collective commitment. In this way, there are positive effects of learning networks on the economic and social results of the enterprises.;
metadataTrad.dc.subject Economia Solidária; Redes Sociais de Aprendizagem; Desenvolvimento econômico e social; Solidarity economy; Social Networks Learning; Social and economic development;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-04-01;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7968;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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