Resumo:
A pesquisa desenvolvida na presente tese visou analisar as relações entre atores, estruturas de aprendizagem e processos de aprendizagem propiciadas pela formação das redes em empreendimentos econômicos solidários, bem como os efeitos sobre os resultados econômicos e sociais obtidos por tais empreendimentos e por seus membros. O estudo está fundamentado em um modelo teórico analítico sustentado pelas teorias das Redes de Aprendizagem, propostas por Van Der Krogt (1995) e Poell et al (2000). Descreve os conceitos de Economia Solidária e de Empreendimentos Econômicos Solidários, discute as aprendizagens organizacional e individual, formais ou informais, bem como as redes sociais e a fundamentação da Teoria das Redes de Aprendizagem aplicada em empreendimentos solidários. Os resultados são analisados e interpretados e são apresentados, conforme a estrutura do modelo teórico. Os dados gerados permitiram, com a utilização da análise de conteúdo, examinar as redes de aprendizagem existentes nos empreendimentos, os conteúdos transacionados, os efeitos nos resultados econômicos e sociais e as aprendizagens oriundas da relação com a organização que congrega os Empreendimentos Econômicos Solidários pesquisados e com segmentos sociais organizados. Os achados evidenciam os principais elementos deste modelo e apontam para o desenvolvimento de aprendizagens objetivas e subjetivas. Os ganhos objetivos influenciam na gestão, sustentabilidade e eficiência dos empreendimentos, como ainda na rentabilidade e geração de renda, em razão da melhoria do processo produtivo e comercialização. Por outro lado, os ganhos subjetivos desenvolvem potencialidades nos membros na construção de uma identidade que desvincule os princípios do capitalismo, despertando ganhos com foco em solidariedade, equidade, justiça social, companheirismo e compromisso coletivo. Dessa forma, há efeitos positivos das redes de aprendizagem nos resultados econômicos e sociais dos empreendimentos.