RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

As representações de educação básica na Revista Vozes durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)

Mostrar registro simples

Autor Pasinato, Darciel;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0365700249114929;
Orientador Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0388501284300091;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título As representações de educação básica na Revista Vozes durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985);
Resumo O presente estudo tem como objeto de análise as representações de Educação Básica presentes na Revista Vozes durante a Ditadura Civil-Militar brasileira entre 1964 e 1985. A escolha desse impresso para analisar esse tema justifica-se pelo longo período que compreende a publicação da Revista de forma ininterrupta. O periódico teve um papel importante ao longo da História da Educação brasileira, pois sempre se posicionou sobre diversos temas da atualidade, sobretudo os temas relacionados à Educação. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da História Cultural, e opera com os conceitos de representação e prática na perspectiva de Roger Chartier. O periódico passou por diversas fases, assim como seus editores, que também deixaram as suas marcas. No processo de análise desses documentos construí as seguintes categorias para analisar a Educação Básica: Escola Católica; Educadores Católicos e Leigos e Educação, Formação e Desenvolvimento. Desse modo, tomando como referência as problematizações construídas ao longo desta pesquisa, defendo a tese de que a Revista Vozes, por intermédio de seus colaboradores, produz representações relacionadas à Educação Básica traduzidas em um discurso católico. Não ignoro os aspectos dos jogos de interesse e as relações de poder, através de uma trama bem articulada que o periódico possuía, com a elite política e econômica do país, que possibilitou que o impresso fosse publicado por nove décadas seguidas (1907-2003). Enfim, destaco que é preciso deixar claro que as ideias expressas nas páginas da Revista Vozes não fogem do que os editores pensavam. Quando os artigos eram publicados, representavam a visão do editor e de todo o grupo naquele momento por eles representados, transformando o impresso em um espaço para as disputas. O que se coloca nas páginas do periódico entre as décadas de 1960 e 1980 é a visão de mundo de um grupo que, no momento, tenta se sobrepor aos demais. Tanto na ordem dos franciscanos como na Igreja, assim como nos demais estratos da sociedade, incluindo o próprio Estado.;
Abstract The present study has as object of analysis the representations of Basic Education present in the Vozes Magazine during the Brazilian Civil-Military Dictatorship between 1964 and 1985. The choice of this form to analyze this theme is justified by the long period that includes the publication of the Magazine in an uninterrupted manner. The newspaper played an important role throughout the History of Brazilian Education, since it has always been positioned on various current issues, especially the themes related to Education. The research is based on the assumptions of Cultural History, and operates with the concepts of representation and practice in the perspective of Roger Chartier. The newspaper went through several phases, as well as its editors, also left their marks. In the process of analyzing these documents, constructed the following categories to analyze Basic Education: Catholic School; Catholic and Lay Educators and Education, Training and Development. Thus, taking as reference the problematizations constructed throughout this research, defend the thesis that Vozes Magazine, through its collaborators, produces representations related to Basic Education translated into a Catholic discourse. I do not ignore the aspects of the games of interest and the power relations, through a well articulated plot that the newspaper possessed, with the political and economic elite of the country, which made it possible to publish the form for nine decades (1907-2003). Finally, should point out that it must be made clear that the ideas expressed in the pages of Vozes Magazine do not run away from what the editors thought. When the articles were published, they represented the view of the publisher and of the entire group at that time represented by them, turning the print into a space for disputes. What is put in the pages of the newspaper between the decades of 1960 and 1980, is the world view of a group, that at the moment, tries to overlap to the rest. Both in the order of the franciscans and in the Church, as well as in other strata of society, including State itself.;
Palavras-chave Revista Vozes; Educação Básica; História Cultural; Ditadura Civil-Militar brasileira; Vozes Magazine; Basic Education; Cultural History; Brazilian Civil-Military Dictatorship;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-01-11;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7784;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística