RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Afetividade e clima institucional: aliados na formação integral dos estudantes

Mostrar registro simples

Autor Lima, Suellen de Almeida;
Orientador Portal, Cleber;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5491721289171337;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Afetividade e clima institucional: aliados na formação integral dos estudantes;
Resumo Este artigo tem como princípio norteador analisar a relação da afetividade na aprendizagem integral. Vivemos em uma sociedade que desvaloriza as emoções e as inteligências não-cognitivas, onde exalta-se e valoriza-se a razão, deixando de lado a importância dos sentimentos no processo ensino-aprendizagem; processo este que é uma troca constante, onde educador e educando ensinam e aprendem simultaneamente e a todo o tempo. É vital compreendermos a importância de um ambiente propício ao exercício da afetividade na vida dos nossos alunos, pois, infelizmente, estamos preocupados em ensinar e esquecemo-nos de semear nos estudantes o desejo de aprender. Precisamos resgatar valores tão esquecidos nos dias atuais e tão úteis à formação integral desses indivíduos. E como estimular esses sentimentos senão criando um clima institucional acolhedor, que promova um sentimento de pertença aos estudantes? Assim, devemos investir na criação de um ambiente favorável à inclusão e ao desenvolvimento do indivíduo, primando pelas relações conquistadas neste espaço, para que dessa forma, possamos garantir que os nossos estudantes se sintam integrados e protagonistas da escola.;
Palavras-chave Educação afetiva; Clima institucional; Modo de proceder; Relações humanas;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7605;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística