RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O método amor, alegria e arte: criando uma linda amizade com o deus que brinca idas e vindas do fazer pedagógico nas práticas pastorais

Mostrar registro simples

Autor Casais, Núbia Maria Calazans Guimarães;
Orientador Cavalcanti, Paulo Henrique;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O método amor, alegria e arte: criando uma linda amizade com o deus que brinca idas e vindas do fazer pedagógico nas práticas pastorais;
Resumo A minha proposta de trabalho é a apresentação de um método desenvolvido para incrementar as práticas pastorais, compreendendo os apelos de uma educação de excelência, referentes às inovações, à redefinição e à ressignificação do fazer pedagógico. A ideia de possibilitar aos educandos um momento de encantamento surgiu a partir dos encontros com as turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e com os grupos de catequese para 1ª Eucaristia, em 2015, no Colégio Antônio Vieira, da Rede Jesuíta de Educação. O método Amor, alegria e arte propõe um itinerário com ênfase na dimensão espiritual, através da afetividade, da ludicidade e do imagético. Procuro também apreciar e valorar o processo de conhecer, de aprender e de experienciar das crianças que vêm com suas demandas, suas descobertas e seus saberes acerca das coisas de Deus e das coisas do homem e da mulher. Acolho e aproveito o protagonismo, apontando rotas para uma formação integral da pessoa;
Abstract The proposal of my work is to present a method, developed to enhance pastoral practices, comprehending the needs of an education of excellency, in what touches renovation, redefinition and resignification of teaching practices. The idea of giving students a moment of amazement came up during the meetings we had with classes of the first and second years of elementary school and with the groups of catechism for First Eucharist in 2015 at Antônio Vieira, a school of the Jesuit Education Network. The method called Love, Happiness and Art proposes an itinerary with emphasis on the spiritual dimension through affection, recreation and imagery. I also value and appreciate the processes of knowing, learning, and experiencing of the children who come with their own questions, discoveries, and knowledge about the things of God and of man and woman. I embrace and encourage youth protagonism and empowerment, directing them towards the full formation of the individual;
Palavras-chave Amor; Alegria; Arte; Love; Happiness; Art;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7601;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística