RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A inteligência emocional, competências da BNCC e dimensões da Pedagogia Inaciana: possibilidade de formação integral no contemporâneo

Mostrar registro simples

Autor Hora, Elizinete Oliveira;
Orientador Teixeira Neto, Jose;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9510313657960876;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A inteligência emocional, competências da BNCC e dimensões da Pedagogia Inaciana: possibilidade de formação integral no contemporâneo;
Resumo A Rede Jesuíta de Educação – RJE, através do Projeto Educativo Comum – PEC, aponta duas ações fundantes para a educação no tempo presente: o deslocamento do eixo com centralidade no ensino para o multicentramento na aprendizagem, amplia as possibilidades de formação integral dos atores que constroem os cotidianos de seus colégios. Mobilizado por esse referencial, o presente estudo, realizado através de pesquisa bibliográfica, propõe a articulação entre Inteligência Emocional, as Competências da BNCC e Dimensões da Pedagogia Inaciana como potência de formação integral no contemporâneo. A análise dos documentos oficiais da Rede Jesuíta de Educação – Características da Educação da Companhia de Jesus; Pedagogia Inaciana, uma proposta prática; Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus na América Latina e o Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação (PEC-2016), da proposição das Competências para o Século 21, sugeridas pela BNCC e os construtos dos teóricos da Inteligência Emocional, partindo de Howard Gardner e Daniel Goleman – provoca tessituras e diálogos possíveis entre as três proposições podendo se tornar potência mobilizadora para que ações propostas pela RJE se concretizem.;
Abstract The Jesuit Educational Network – RJE – through the Common Educational Project – PEC – points two founding actions to Education in the present time: the displacement of the axis with centrality on teaching to the multilateralism in the learning increases the possibilities of the integral formation of the actors who build the daily life of their schools. Mobilized by this reference, the present study, realized through bibliographic research, proposes the articulation between Emotional Intelligence, the BNCC competences and Ignatian Pedagogical Dimensions as a tool to achieve the integral formation in the contemporary age. The analysis of the official documents from the Jesuit Educational Network – Education Characteristics of the Society of Jesus; Ignatian pedagogical practices, a practical proposal; Common Educational Project of the Society of Jesus for Latin America and the Common Educational Project of the Jesuit Educational Network (PEC- 2016), the proposal of competences to the 21st Century, suggested by BNCC and the constructs of the theorists of Emotional Intelligence, stem from Howard Gardner and Daniel Goleman – provokes tessituras and possible dialogues between the three propositions and may become the driving force to lead the proposed actions by RJE to a concrete reality.;
Palavras-chave Inteligência emocional; Competências da BNCC; Pedagogia Inaciana; Formação integral; Emotional intelligence; BNCC competences; Ignatian pedagogical practices; Integral formation;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7571;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística