Autor |
Brito, Estela Denise Schütz; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7169176796458828; |
Orientador |
Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0388501284300091; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Memórias de ex-alunos(as) do internato da Escola Normal Evangélica em São Leopoldo/RS : práticas cotidianas e cultura escolar (1950-1966); |
Resumo |
Este estudo investiga as práticas cotidianas e analisa as representações sobre a cultura escolar de um Internato evangélico entre os anos de 1950 e 1966. Tem como objeto de estudo a Escola Normal Evangélica (ENE), localizada neste período na cidade de São Leopoldo/RS. A Escola Normal deu continuidade às atividades iniciadas pelo Seminário Evangélico de Formação de Professores fundado no ano de 1909, na cidade de Taquari/RS. Após mudanças de região, a instituição chegou à cidade de São Leopoldo no ano de 1926, permanecendo até o ano de 1966, quando se transferiu para a cidade de Ivoti/RS – localidade onde se encontra em funcionamento atualmente. Devido ao período de nacionalização, o Seminário encerrou suas atividades no ano de 1939, reiniciando-as somente em 1950, sob o nome de Escola Normal Evangélica. Desta forma, o recorte temporal desta investigação recai sobre seu período de reabertura, na cidade de São Leopoldo, até o ano de sua transferência. O estudo encontra-se no campo da História da Educação e tem, como referencial teórico, a História Cultural. Seu objetivo é identificar, descrever e analisar as representações acerca da cultura escolar estabelecida nessa instituição, por meio da memória de alunos que estudaram nessa escola no período estabelecido como recorte temporal. Para isso, utilizou-se a metodologia da História Oral, que entende a memória como documento. A documentação para análise compreendeu basicamente as narrativas de memórias dos seis alunos entrevistados. Juntou-se à empiria, também, algumas edições do periódico estudantil “O Arauto” e documentos iconográficos cedidos pelos entrevistados. As narrativas foram analisadas com base nos estudos de Maurice Halbwachs, Roger Chartier, Michel de Certeau e Michel Foucault. Foi possível compreender que as representações que se fizeram presentes nas memórias desses seis sujeitos recompõem o tempo e o espaço do Internato como uma casa e uma grande família. Foi, segundo eles, um período de estudo e aprendizagem, formando vínculos entre colegas e professores, em uma relação de fraternidade e coleguismo. As práticas rememoradas salientaram atividades que envolviam a mente, o corpo, a arte e a fé. O esporte, a música e as meditações diárias foram práticas também destacadas. As voltas na Praça do Imigrante, as saídas ao cinema e a representação de uma liberdade vigiada foram também identificadas nas rememorações. Além disso, foi possível observar as diferentes táticas elaboradas pelos alunos como uma forma de resistência à norma estabelecida. Tais representações abarcam, assim, a cultura escolar gerada nessa instituição de ensino.; |
Abstract |
This study investigates everyday practices and analyzes the representations about the school culture of an evangelical boarding school between 1950 and 1966. Its object of study is the teacher training school called Escola Normal Evangélica (ENE) which was located in the city of São Leopoldo/RS at that time. The Escola Normal school continued the activities initiated by the teacher training seminary called Seminário Evangélico de Formação de Professores, founded in 1909 in the city of Taquari/RS. After changes of regions, the institution was settled in the city of São Leopoldo in 1926, where it remained until 1966, when it was transferred to the city of Ivoti/RS, where it is currently operating. Due to the period of nationalization, the Seminary ended its activities in the year of 1939, restarting them only in 1950 under the name of Escola Normal Evangélica. In this way, the time frame of this investigation encompasses the period of the school’s reopening in the city of São Leopoldo until the year of its relocation. The study is in the field of History of Education and its theoretical framework is the Cultural History. Its aim is to identify, describe and analyze the representations about the school culture established in this institution, through the memory of students who studied in this school during the time frame selected. For this purpose, the methodology used was the Oral History, which understands the memory as a document. The documentation for analysis was basically the memory narratives of the six students interviewed. Besides the memories, there were also some editions of the student newspaper "O Arauto" and iconographic documents provided by the interviewees. The narratives were analyzed based on the studies of Maurice Halbwachs, Roger Chartier, Michel de Certeau and Michel Foucault. It was possible to understand that the representations that were present in the memories of these six individuals recompose the time and space of the boarding school as a house and a large family. It was, according to them, a period of study and learning, building bonds with classmates and teachers in a relationship of fraternity and fellowship. The recalled practices emphasized activities that involved mind, body, art, and faith. Sport, music and daily meditations were also outstanding practices. The walks around the square named Praça do Imigrante, going to the cinema, and the representation of a controlled freedom were also identified in the remembrances. Besides, it was possible to observe the different strategies elaborated by the students as a way of resistance to the established norm. Such representations thus encompass the school culture generated in this educational institution.; |
Palavras-chave |
História da educação; História oral; Cultura escolar; Práticas; Escola Normal Evangélica; History of education; Oral history; School culture; Practices; Escola Normal Evangélica; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2018-03-27; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7153; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |