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Subjetivação docente : do atravessamento da literatura nos cursos de pedagogia

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Autor Corbellini, Francieli;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2285153896279296;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Subjetivação docente : do atravessamento da literatura nos cursos de pedagogia;
Resumo No decorrer da história do curso superior de Pedagogia no Brasil, muitos foram os usos feitos da literatura atravessados por diferentes relações de saber e de poder. Objetivou-se, nesta pesquisa, perceber de que modos a literatura emerge em um curso de Pedagogia, bem como de que modos seus usos atravessam a constituição desses estudantes aspirantes a essa carreira, a partir de um curso de Pedagogia de uma universidade do estado do Rio Grande do Sul. Foram analisadas as caracterizações das disciplinas desse curso desde sua fundação até os dias atuais (1957-2012), e, também, foi realizado um encontro de grupo focal com acadêmicos matriculados nos 6º e 7º semestres nessa universidade. Com base na sistematização desses dados empíricos e na análise feita com inspiração arquegenealógica a partir dos conceitos de subjetivação e literatura em Michel Foucault, foi possível estabelecer quatro modalidades que falam sobre como a literatura foi utilizada, nesse contexto acadêmico, no decorrer de mais de seis décadas de existência de curso, sendo elas denominadas de: literatura filosófica, literatura militarizada, literatura terapêutica ou de outra sensibilidade e literatura para o ensino. Percebe-se, assim, algumas regularidades e deslocamentos, podendo-se destacar aqui a leitura de literatura tomada a partir de figuras de mestres deslocando-se para a forte entrada do viés metodológico, com foco no ensino de literatura para crianças por volta da década de 1980 e, mais contemporaneamente, para uma relação de autoajuda com a literatura como amortecimento da vida e da relação consigo. Destaca-se, ainda, que algumas brechas se operam nas práticas acadêmicas, quando da investida em alguns estudos sobre a literatura, sobre o olhar, e também por meio de específicas práticas docentes.;
Abstract In the course of the history of pedagogy college in Brazil, many uses of literature have been made, crossed by different relations of knowledge and power. The aim of this research was to realize the ways that the literature emerges in a pedagogy course, as well as the way its uses cross the structure of the students, applicants to this career, from pedagogy college, in a Rio Grande do Sul University. The programs of the subjects for this course were analized since its begining till the present days(1957-2012). Besides, a focus group was held with academics enrolled in sixth and seventh semesters, at that university. Based on the systematization of this empirical data and the analysis made with archegenealogy inspired from the concepts of subjectivation and literature from Michel Foucault, it was possible to establish four modalities that talk about how the literature was used in this academic context, during the course of more than six decades of existence of this course, being denominated of: philosophical literature, militarized literature, therapeutic literature or other sensitivity and literature for teaching. So, it was realized some regularities and displacements enphasizing here the literature reading, taken from figures from masters, moving towards, the strong entry, for the metodological direction, focused in the child literature teaching, around the 80’s and, more contemporaneously, to a self-help relationship with literature, as smoothing of life and the relationship itself. It is highlighted that some gaps still take place in academical routines, when some literature subjects are being treated, simply through observation or also through some teaching practices .;
Palavras-chave Literatura; Subjetivação docente; Pedagogia; Literature; Teaching subjectification; Pedagogy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-03-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7141;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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