Resumo:
Ao pensarmos a contemporaneidade, identificamos um ambiente complexo com múltiplas formas de organização da vida em sociedade, bem como evidências de um processo de transição de paradigmas ainda não compreendidos na sua totalidade. Neste sentido, utilizamos Edgar Morin como referência analítica do contexto de transição. Reconhecemos que no campo da economia, também há necessidade de análises que demonstrem esta complexidade, pois os paradigmas da economia moderna têm demonstrado limites interpretativos e, por consequência, problemas socioeconômicos e ambientais. Esta perspectiva possibilita análises mais complexas e plurais sobre o conceito de economia. Desenvolvemos nossas percepções sobre este campo com base em Karl Polanyi e Amartya Sen, que demonstram formas de economia mais plurais e sustentáveis. Neste campo de análise, identificamos o cooperativismo como uma dimensão mais substantiva de organização socioeconômica de trabalho – um modelo mais adequado às necessidades da economia contemporânea. Na gestão do empreendimento cooperativo, as dimensões social e econômica estão diretamente correlacionadas, por se tratar de um modelo de organização voltado à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nesta pesquisa, objetivamos investigar a importância da Educação Cooperativa como forma de gerar um capital social específico deste modelo de organização, como indicador de resultado de um modelo de gestão cooperativista. Este indicador estaria relacionado a uma forma de eficiência que incorpora tanto elementos sociais como econômicos na análise de indicadores de resultado. Delimitamos como estudo de caso as experiências de projetos voltadas ao fomento da cultura cooperativista desenvolvidos pela cooperativa de crédito Sicredi Pioneira. A metodologia desenvolvida incorporou um conjunto de procedimentos relacionados a evidenciar a influência da cooperativa no fomento da educação cooperativista e geração de um capital social específico do cooperativismo, e a evidenciar referências de indicadores que demonstram uma eficiência voltada à proposta cooperativista. Neste sentido, trabalhamos com estudo de caso da cooperativa referenciada, entrevistas, diário de campo, análise sócio-histórica e, em profundidade, as ações relacionadas diretamente ao fomento de uma cultura cooperativista na comunidade. Os resultados desta pesquisa demonstraram que o investimento na educação cooperativista representa um indicador importante para evidenciar uma eficiência cooperativista, e que as ações desenvolvidas pela cooperativa em educação cooperativista têm atuado como fonte de um capital social na comunidade onde atua – no caso, a cidade de Nova Petrópolis. Entendemos que a pesquisa apresentada respalda a necessidade de construção de indicadores de resultados na análise de gestão de cooperativas que incorporem o fomento à cultura cooperativista como fator estratégico para a sustentabilidade deste modelo de organização.