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A inclusão no mercado de trabalho: um olhar sobre a política de educação profissional do SENAI

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metadataTrad.dc.contributor.author Pedrozo, Débora Fogaça;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Cabral, Rosana Torma Miranda;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9326148803626176;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title A inclusão no mercado de trabalho: um olhar sobre a política de educação profissional do SENAI;
metadataTrad.dc.description.resumo A pesquisa intitulada A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UM OLHAR SOBRE A POLITICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAI apresenta o estudo desenvolvido junto à Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação do Curso de Especialização em Educação Inclusiva e objetiva analisar o Programa SENAI de Ações Inclusivas – PSAI desenvolvido no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. A investigação aborda discussões a respeito da educação para o trabalho da pessoa com deficiência tomando como princípio a formação profissional e as legislações - a de cotas e a de aprendizagem - que oportunizam a qualificação da pessoa com deficiência. A proposta toma como base autores como: DaMatta (2003), Sassaki (2003), Lima (2007) entre outros que se encontram no decorrer da escrita, apresentando o problema de pesquisa a partir do seguinte questionamento: Como é desenvolvida a Política de Inclusão da pessoa com deficiência nos Programas de Educação Profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI? A temática escolhida apresenta os resultados alcançados pela política educacional do SENAI para inclusão dos aprendizes com deficiência. O tema se origina da possibilidade de contratação de profissionais com deficiência pelas empresas enquadradas na Lei de Cotas e da compreensão de como se estabelecem as politicas de inclusão no mercado de trabalho à luz do documento orientador de educação profissional do SENAI. A análise dos dados foi realizada a partir de uma pesquisa documental. As reflexões com essa pesquisa possibilitaram compreender como se estabelecem as políticas de inclusão da pessoa com deficiência, tomando por base o documento de orientação profissional do SENAI, no momento de sua entrada no mercado de trabalho.;
metadataTrad.dc.subject Aprendizagem; Atividade laboral; Educação profissional; Inclusão; Mercado de trabalho;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2017;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7082;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Inclusiva;


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