RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Linguagem e tecnologia: experiências na educação infantil

Mostrar registro simples

Autor Figueiró, Carolina Budaszewski;
Orientador Vier, Sabrina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1282180713089543;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Linguagem e tecnologia: experiências na educação infantil;
Resumo Este artigo de revisão busca problematizar a relação entre a experiência da criança na aquisição da linguagem e seus processos de aprendizagem em diálogo com a cultura digital em que nossas crianças estão inseridas atualmente. Este trabalho se constitui, primeiramente contextualizando a importância da experiência no processo de aprendizagem, em seguida o processo de aquisição da linguagem como meio de expressar o pensamento em diferentes formas, principalmente através da linguagem gráfica e resgatando conceitos sobre os campos de experiência, em que a ludicidade e a produção de significado estão relacionadas com a experiência da criança. Desta forma, a relação do uso das tecnologias digitais na educação infantil possibilita uma aprendizagem mais significativa, tornando este processo mais lúdico e integrador com a atualidade, visto que nossas crianças já nascem inseridas nessa cultura digital.;
Abstract Through a bibliographical review, this article search to problematize the relation between the child's experience in language acquisition and their learning processes through this experience, with the digital culture in which your children are currently inserted. Firstly, contextualizing the importance of experience in the learning process, then the process of language acquisition as a means of expressing thought in different forms, mainly through the graphic language and rescuing concepts about the fields of experience, where playfulness and the production of meaning are related to the experience and the child´s experience. In this way, the relation of the use of digital technologies in children's early childhood education, allows a more meaningful learning, making this process more playful and integrative with the present, since our children are already born inserted in this digital culture.;
Palavras-chave Linguagem; Experiência; Tecnologia; Marcas gráficas; Langage; Experience; Technology; Graphic brands;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7079;
Nivel Especialização;
Curso Educação Infantil;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística