RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Protagonismo docente: uma perspectiva sobre o protagonismo docente na educação infantil

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Dann, Adriana da Veiga;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Vasconcelos, Queila Almeida;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2390470429201960;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Protagonismo docente: uma perspectiva sobre o protagonismo docente na educação infantil;
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo deste artigo foi aprofundar os significados atribuídos ao protagonismo docente do professor de Educação Infantil. Considera-se aqui o direito de autoria e participação do professor como agente de promoção de um cotidiano que viabilize também o direito à participação das crianças. A pesquisa foi realizada através de uma roda de conversa que envolveu professoras de Educação Infantil de uma instituição da rede privada do Município de Porto Alegre. Buscou-se refletir o entrecruzamento do discurso das professoras com as ações docentes presentes no cotidiano da escola. Pensando em concepções de protagonismo, autoria e docência não pretendo aqui com este artigo esgotar o assunto, mas provocar e instigar o sobre a importância do papel do professor protagonista na Educação Infantil. A reflexão sobre o protagonismo docente resulta em desacomodar algumas ideias já enraizadas no sistema educacional, como o comodismo da reprodução de práticas sem justificativas pedagógicas, bem como pode possibilitar que as professoras e os professores de crianças pequenas compreendam seu papel enquanto autores deste formato de docência, ainda recente em nosso país.;
metadataTrad.dc.description.abstract The purpose of this article was to deepen the meanings attributed to the teaching role of the teacher who works in Early Childhood Education. It is considered here the teacher´s right of authorship and participation as an agent of promotion for a daily life that also makes possible the children´s right of participation. The research was carried out through a conversation that involved teachers from Early Childhood Education who work in a private school in the city of Porto Alegre. We sought to reflect the intertwining of the teachers' discourse with the teaching actions present in the daily life of the school. Thinking about conceptions of protagonism, authorship and teaching I do not intend here with this article to exhaust the subject, but provoking and instigating the importance of the protagonist teacher in Early Childhood Education. The reflection about the teachers´protagonism results in the disarticulation of some ideas already rooted in the educational system, such as the ease of reproducing practices without pedagogical justifications, as well as enabling teachers who work with young children to understand their role as authors of this teaching format, still very recent in our country.;
metadataTrad.dc.subject Protagonismo; Autoria; Docência na Educação Infantil; Protagonism; Authorship; Teaching in Child Education;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2018;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7076;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Infantil;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics