Resumo:
Essa tese tem por finalidade identificar as influências das proposições da Comissão Econômica para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe – CEPAL, nas propostas das políticas educacionais do estado do Rio Grande do Sul, durante os governos do período de 1998 a 2014. Apresenta como eixo, as estratégias que conduziam as mudanças nos setores educacionais, cientifico tecnológico e de capacitação, em vista da construção da cidadania, vinculada à democracia e ao progresso técnico na América Latina. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com foco nas propostas de políticas de educação da CEPAL, presentes em dois documentos, Educação e Conhecimento: Eixo da Transformação Produtiva com Equidade (1992) e Invertir mejor para invertir más: Financiamento y gestión de la educación em América Latina y el Caribe (2005) e nos documentos sobre as propostas de políticas educacionais do estado do Rio Grande do Sul. O estudo está ancorado nos pressupostos teóricos da História crítica e procura articular os textos e os contextos em uma perspectiva dialética, com a utilização do método de Análise Documental, proposto por Andre Cellard. Esse é composto pelas etapas Análise Preliminar e Análise final. A partir do método, foram analisados os conteúdos dos documentos da CEPAL, identificadas as estratégias para as políticas educacionais e para os “conceitos-chave”. Nos documentos do estado do Rio Grande do Sul, foi realizada uma análise preliminar dos conteúdos de cada governo, promovida a análise final dos conteúdos dos governos considerados e as relações com os documentos da CEPAL. O objetivo dessa análise foi o de identificar as influências das proposições da CEPAL nas políticas educacionais dos governos do estado. O estudo evidencia que as proposições dos documentos da CEPAL apresentam um esforço sistemático nas inter-relações entre o sistema educacional, capacitação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, inseridos no âmbito principal da proposta, com foco na transformação econômica, na equidade social e na democratização política. Na pesquisa, verifica-se a preocupação com o financiamento da educação e a busca por diferentes fontes de recursos financeiros e os desafios para melhorar a gestão. Comprovou-se que existem influências das ideias estratégicas da CEPAL, nas políticas do estado, ao se considerarem os diferentes contextos de 7 cada governo e suas posições políticas, diante do movimento político-econômico neoliberal e as influências dos organismos internacionais.