Autor |
Poletto, Caroline; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3940141913807420; |
Orientador |
Elmir, Cláudio Pereira; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2102829357249433; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A imaginação subversiva ao redor do mundo: imagens, poesias e contos de protesto na imprensa anarquista e anticlerical (Espanha, Argentina e Brasil, 1897-1936); |
Resumo |
A presente tese se propõe a desvendar parte do imaginário subversivo divulgado pelas páginas de determinadas publicações da imprensa anarquista e anticlerical espanhola, argentina e brasileira, entre os anos de 1897 a 1936, totalizando catorze publicações distintas. Assim, este estudo também comunga com os pressupostos da chamada história transnacional e demonstra, no seu desenrolar, que as publicações dessa imprensa alternativa, apesar das distâncias geográficas significativas e das dificuldades de manutenção que apresentavam, estavam em constante contato umas com as outras, estabelecendo laços de solidariedade, possibilitando a ampla circulação de artefatos culturais e, consequentemente, a constituição de um imaginário combativo e próprio. Imaginário esse que é forjado e aqui revelado através da observação de elementos centrais da arte de protesto: poesias, imagens e contos. Ao desvendar tal imaginário também se está tentando recuperar o percurso realizado por determinadas imagens, suas rotas de circulação e sua apropriação, permanência e alterações na referida imprensa. Com esses objetivos em vista, a tese se centrará na análise de duas temáticas principais para a criação e manutenção desse repertório imagético: o anticlericalismo e o evento datado do 1º de Maio, o qual se constitui na principal data do calendário dos trabalhadores e permite o estabelecimento de um universo simbólico próprio. É possível observar em cada temática a prevalência de certas ideias-imagens e sua constante repetição, permanência e relativa modificação, marcas essenciais de qualquer imaginário, seja esse subversivo ou hegemônico na sociedade, bem como o caráter de complementariedade existente entre o conteúdo textual e o conteúdo visual desse imaginário, uma vez que ambas dimensões discursivas se reforçam e reafirmam mutuamente.; |
Abstract |
The present dissertation aims to unveil a part of the subversive imaginary disclosed by certain publications of the anarchist and anticlerical press in Spain, Argentina, and Brazil, between the years of 1897 and 1936, encompassing fourteen different publications. Hence, this study also partakes in the presuppositions of the so-called transnational history and demonstrates, in its exposition, that the publications of this alternative press, despite significant geographical distances and the difficulties arising from their maintenance, were in constant contact with one another, establishing solidarity bonds, enabling a broad circulation of cultural artifacts and, consequently, the constitution of a particular and combative imaginary. An imaginary that is forged and revealed here through the observation of the central elements of protest art: poems, images, and short stories. By uncovering such imaginary one is also trying to reestablish the path taken by certain images, their circulation routes and their appropriation, permanence, and alterations in the aforementioned press. With these goals in mind, the dissertation will focus on the analysis of two main themes to create and support this imagetic repertoire: the anti-clericalism and the events that took place on May 1st, a date that became the most important calendar day for workers and allowed for the establishment of their own symbolic universe. One can observe in each of the themes the prevalence of certain image-ideas and their constant repetition, permanence, and relative modification, essential hallmarks of any imaginary, whether it be subversive or hegemonic in society, as well as a complementarity element that exists between the textual and the visual content of said imaginary, since both discursive dimensions mutually reinforce and reaffirm each other.; |
Palavras-chave |
Anarquismo; Anticlericalismo; Circulação; Apropriação; Imaginário; Anarchism; Anti-clericalism; Circulation; Appropriation; Imaginary; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::História; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2017-05-05; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROSUP - Programa de Suporte à Pós-Gradução de Instituições de Ensino Particulares; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6400; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em História; |