Resumo:
Este estudo analisa as políticas públicas, de três governos do Rio Grande do Sul, e de como se relacionaram com os resultados dos indicadores de qualidade da Educação Básica. Focaliza o Ensino Médio e foi desenvolvida em escolas públicas estaduais em Porto Alegre. Os indicadores escolhidos foram: taxa de reprovação e de abandono escolar, além da taxa de defasagem idade-série. A metodologia utilizada foi a de um Estudo Misto (CRESWEL). Na etapa quantitativa foram usadas técnicas de análise estatística descritiva, de correlação, de variância e de regressão múltipla. As Análises Estatísticas foram abordadas por testes quantitativos (TUKEY). Os estudos qualitativos foram desenvolvidos utilizando Análise Documental (CELLARD) e Análise de Conteúdo (BARDIN) com entrevistas em profundidade gravadas e transcritas. Foram pesquisadas três escolas e entrevistados seis docentes. O critério de escolha das escolas se baseou na diversidade de resultados para os indicadores que se mostraram relevantes. Os docentes tinham experiência no Ensino Médio público em todo o período pesquisado. A teoria que fundamentou a análise das políticas públicas foi o Ciclo de Políticas (BALL) com ênfase no contexto da prática. Os resultados da pesquisa mostraram que as taxas de abandono escolar se mostraram afetadas nos períodos pesquisados. Triangulando com os resultados da Análise de Conteúdo foi possível identificar que as políticas para alterar os resultados dos indicadores não são propostas ou não se concretizam. A constituição dos Planos de Governo avaliados apresenta propostas de políticas públicas baseadas nas experiências anteriores dos governos, optando por não dar continuidade às políticas que os procederam. Além disso, são vistas com descrédito pela análise desenvolvida junto aos docentes. Considerando o contexto da prática constatou-se uma cisão no quadro de docentes, em especial com relação a aspectos que envolvem o descrédito com as políticas, ressignificação das políticas, formas de avaliação dos conteúdos, o rompimento com as políticas; a resignação com as políticas; métodos alternativos de aprendizagem; acolhimento dos docentes aos discentes. Foram identificados a partir das falas dos docentes que foram categorizadas a partir das aproximações de suas narrativas.