Resumo:
Esta pesquisa trata da investigação de uma questão situada no campo das políticas educacionais contemporâneas, enfocando as instituições escolares confessionais; faz uma reflexão sobre a identidade do ensino privado de cunho humanista cristão, no contexto da mercantilização. O recorte empírico se dá a partir das escolas da Congregação Notre Dame - ND, sua estrutura e gestão da educação no Brasil, especificamente no Rio Grande do Sul, em uma perspectiva de análise, de crítica e de proposições. A problemática se desenvolve a partir do modo como a Rede ND se articula para sobreviver diante do cenário mercantil, pois, desde 2002, a Rede “lança mão” de estratégias administrativas e pedagógicas específicas do sistema mercantil e, ao mesmo tempo, se posiciona como escola confessional cristã. O objetivo é analisar as razões que levam a Rede ND do RS a crescer em número de alunos acima da média estadual e nacional, e investigar como sustenta e articula os pressupostos da identidade humanista cristã. O estudo tem seus desdobramentos nos marcos da metodologia histórico-crítica, procura articular texto e contexto em uma perspectiva dialética. A partir do método de análise documental (PIMENTEL 2001), são analisadas as seguintes fontes: microdados do INEP (Censo Escolar), sobre matrículas e estabelecimentos de Educação Básica; dados sobre matrículas da Rede ND (2002 até 2016); escritos históricos da Congregação ND; Plano Estratégico da Rede ND; relatórios da avaliação institucional (2007, 2009, 2011, 2013, 2015) e questões livres do ano de 2015; fichas de entrevista de pais de alunos; avaliação de clima organizacional dos anos 2012, 2014 e 2016. O trabalho se divide em oito capítulos. Entre os resultados destaca-se que, apesar dos paradoxos, a Rede ND sustenta a identidade humanista cristã. A articulação dessa identidade acontece no cotidiano da das manifestações e no modo como os gestores e a comunidade escolar vão fazendo acontecer a formação e as atividades educativas, participando e avaliando, reconhecendo os limites e os valores. A identidade é reconhecida na qualidade, excelência de ensino e Proposta Político Pedagógica; na tradição/histórico/familiar, referência/indicação; na localização/proximidade; nos valores, escola católica, religião, espiritualidade; na estrutura/organização/acessibilidade/segurança e outros aspectos.