Resumo:
No Brasil, a projeção nacional das organizações não governamentais (ONGs) foi um fenômeno dos anos 1990 que teve relação com o cenário de implantação de um novo projeto societal. As ONGs, em geral, são organizações que realizam práticas educativas voltadas para diferentes públicos reconhecidos pelo senso comum como em condição de vulnerabilidade social. Entre a emergência das práticas educativas e as contradições das intervenções em curso, determinados tensionamentos do social conduzem as ONGs a minimizar os efeitos dos seus resultados. O estudo proposto buscou compreender as contradições entre os objetivos e as práticas educativas desenvolvidas por três ONGs que atuam com programas de políticas de assistência social em São Leopoldo, no RS. Esta tese está fundamentada nos princípios da teoria crítica e da educação popular. A observação participante foi o marco metodológico, tendo na expressão da convivência o seu principal princípio. Neste estudo, não só foi importante acompanhar as práticas no interior das ONGs, mas também ouvir a expressão do público-alvo das suas ações por meio de entrevistas na comunidade em questão. Constata-se que tais práticas educativas respondem de maneira nucleada, ou seja, restrita ao âmbito de cada sujeito atendido, favorecendo a construção de instrumentais individualizados. Isso significa afirmar que em âmbito coletivo não representa a mudança social que almejam em seus objetivos pois não produzem alterações no lugar social da população atendida. Assim sendo, podemos compreender que tende a existir um alinhamento, consciente ou não, ao projeto político neoliberal, que reproduz as desigualdades sociais, econômicas e políticas inerentes ao modo de produção capitalista, contribuindo para a manutenção do status quo. Finalmente, consideramos que as organizações sociais estão envoltas em uma multiplicidade de intenções que fazem com que suas práticas permeiem um campo nebuloso onde são disputados projetos com potencialidades tanto alienadoras quanto emancipadoras. Este estudo pretende colaborar para a construção de percepções do modelo atual de intervenção na questão social e, a partir disso, contribuir para uma qualificação das práticas propostas em espaços como os aqui analisados.