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Retenção de instrutores de formação inicial: estudo de caso em uma instituição de educação profissional

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Autor Menezes, Leandro da Costa Leites;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8046031443020476;
Orientador Cabral, Patrícia Martins Fagundes;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7731529054849431;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Retenção de instrutores de formação inicial: estudo de caso em uma instituição de educação profissional;
Resumo O presente trabalho é um estudo de caso que teve como objetivo analisar a retenção de instrutores de formação inicial em uma Instituição de Educação Profissional sinalizando estratégias de manutenção e engajamento. O referencial teórico desenvolvido abordou os seguintes tópicos: retenção de instrutores de formação inicial (MONTEIRO, 2010; VENTURA, 2013); gestão estratégica de pessoas (COSTA; BARRETO, 2010; NOBRE, 2009; AMORIM, 2012); clima organizacional (CERVO, 2012; CERVO; XAUSA, 2011; LUZ, 2003; SOUZA et al., 2015); vínculo organizacional e de instrutores (PÁDUA; HONÓRIO, 2013; SAPIRO; DALPOZZO; BARBOSA, 2008; KRAMER; FARIA, 2007; ZONTA; FERREIRA, 2016); rotatividade de pessoal - turnover (FIDELIS; BANOV, 2007; NASCIMENTO et al., 2012); e tendências nos processos de reter pessoas (SOUZA; BARRETO, 2015). Sobre esse tema há uma preocupação da instituição pesquisada no sentido de criar novas estratégias para manter os instrutores de formação inicial, considerando esse cargo como estratégico para o desenvolvimento de suas atividades. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas e presenciais com 10 instrutores de formação inicial (atuam em cursos profissionalizantes voltados ao atendimento à indústria) e 04 gestores estratégicos que atuam na empresa estudada. Na pesquisa documental, que teve tratamento de dados pela Análise de Conteúdo de Bardin, utilizando as categorias para corroborar e/ou confrontar os dados oriundos das entrevistas. As categorias analisadas dos instrutores de formação inicial foram: 1) pedido de demissão; 2) permanência como instrutor na instituição; 3) reconhecimento; 4) orgulho da instituição; 5) capacitação profissional; 6) retenção de instrutores em 2013; 7) retenção atual de instrutores; 8) sugestões de estratégias de retenção de instrutores e engajamento; 9) dificuldade do cotidiano. Para analisar as respostas dos gestores foram avaliadas as seguintes categorias: 1) retenção de instrutores em 2013; 2) demissão de instrutores; 3) permanência e reconhecimento do esforço de instrutores; 4) capacitação de instrutores; 5) índice de rotatividade (turnover); 6) sugestões de estratégias da Instituição para retenção e engajamento de instrutores. Os principais resultados apontam para a necessidade dos instrutores de formação inicial terem mais tempo para preparação de aulas, dar e receber feedback, condições de trabalho e uma melhor estruturação da Gerência de Pessoas, no sentido de divulgar mais os benefícios e subsídios que a instituição possui para seus empregados. Conforme sugerido pelos gestores uma remuneração variável através da avaliação e rendimento que cada instrutor teria no desenvolvimento de suas atividades.;
Abstract This paper is a case study that aimed to analyze the retention of initial teacher education in a vocational education institution signaling maintenance strategies and engagement. The theoretical framework developed covered the following topics: retention of initial teacher education (Monteiro, 2010; Ventura, 2013); strategic management of people (Costa and Barreto, 2010; Noble, 2009; Amorim, 2012); organizational climate (Hart, 2012; Hart and Xausa, 2011; Light, 2003; Souza et al, 2015); organizational relationship and teaching (Padua and Honorius, 2013; Sapiro, Dalpozzo and Barbosa, 2008; Kramer and Faria, 2007; Zonta and Ferreira, 2016); Staff turnover - turnover (Fidelis and Banov, 2007; Nascimento et al, 2012); and trends in the processes of retaining people (Souza and Barreto, 2015). On this subject there is a concern of the institution researched in order to create new strategies to keep the initial training of teachers, considering this position as strategic for the development of its activities. Data collection was made through semi-structured and in-person interviews with 10 initial training of teachers (working in professional courses aimed at meeting the industry) and 04 strategic managers working in the company studied and documentary research, which was processing data for analysis Bardin content and is used in the analysis of the categories to support and / or comparing the data from the interviews. The analyzed categories of initial teacher education were: 1) resignation; 2) remain as a teacher at the institution; 3) recognition; 4) pride of the institution; 5) professional training; 6) retention of teachers in 2013; 7) Current retention of teachers; 8) suggestions retention strategies for teachers and engagement; 9) daily difficulty. To analyze the responses of managers the following categories were analyzed: 1) retention of teachers in 2013; 2) dismissal of teachers; 3) Stay and recognition of the efforts of teachers; 4) teacher training; 5) turnover index (turnover); 6) Facility strategies Suggestions for retention and engagement of teachers. The main results point to the need for initial training of teachers have more time to prepare lessons, giving and receiving feedback, working conditions and a better structuring of People Management, to disclose more benefits and subsidies that the institution has for their employees, as well as suggested by managers, a variable remuneration, through the evaluation and performance that each teacher would have to develop their activities.;
Palavras-chave Gestão estratégica de pessoas; Políticas de retenção; Educação profissional; Strategic people management; Retention policies; Professional education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-04-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5482;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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