Resumo:
O presente trabalho é um estudo de caso que teve como objetivo analisar a retenção de instrutores de formação inicial em uma Instituição de Educação Profissional sinalizando estratégias de manutenção e engajamento. O referencial teórico desenvolvido abordou os seguintes tópicos: retenção de instrutores de formação inicial (MONTEIRO, 2010; VENTURA, 2013); gestão estratégica de pessoas (COSTA; BARRETO, 2010; NOBRE, 2009; AMORIM, 2012); clima organizacional (CERVO, 2012; CERVO; XAUSA, 2011; LUZ, 2003; SOUZA et al., 2015); vínculo organizacional e de instrutores (PÁDUA; HONÓRIO, 2013; SAPIRO; DALPOZZO; BARBOSA, 2008; KRAMER; FARIA, 2007; ZONTA; FERREIRA, 2016); rotatividade de pessoal - turnover (FIDELIS; BANOV, 2007; NASCIMENTO et al., 2012); e tendências nos processos de reter pessoas (SOUZA; BARRETO, 2015). Sobre esse tema há uma preocupação da instituição pesquisada no sentido de criar novas estratégias para manter os instrutores de formação inicial, considerando esse cargo como estratégico para o desenvolvimento de suas atividades. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas e presenciais com 10 instrutores de formação inicial (atuam em cursos profissionalizantes voltados ao atendimento à indústria) e 04 gestores estratégicos que atuam na empresa estudada. Na pesquisa documental, que teve tratamento de dados pela Análise de Conteúdo de Bardin, utilizando as categorias para corroborar e/ou confrontar os dados oriundos das entrevistas. As categorias analisadas dos instrutores de formação inicial foram: 1) pedido de demissão; 2) permanência como instrutor na instituição; 3) reconhecimento; 4) orgulho da instituição; 5) capacitação profissional; 6) retenção de instrutores em 2013; 7) retenção atual de instrutores; 8) sugestões de estratégias de retenção de instrutores e engajamento; 9) dificuldade do cotidiano. Para analisar as respostas dos gestores foram avaliadas as seguintes categorias: 1) retenção de instrutores em 2013; 2) demissão de instrutores; 3) permanência e reconhecimento do esforço de instrutores; 4) capacitação de instrutores; 5) índice de rotatividade (turnover); 6) sugestões de estratégias da Instituição para retenção e engajamento de instrutores. Os principais resultados apontam para a necessidade dos instrutores de formação inicial terem mais tempo para preparação de aulas, dar e receber feedback, condições de trabalho e uma melhor estruturação da Gerência de Pessoas, no sentido de divulgar mais os benefícios e subsídios que a instituição possui para seus empregados. Conforme sugerido pelos gestores uma remuneração variável através da avaliação e rendimento que cada instrutor teria no desenvolvimento de suas atividades.