Resumo:
Nessa Tese de Doutorado em Educação, apresenta-se uma investigação orientada pelo seguinte problema: como se constituem os processos cognitivos emergentes da experiência de programação de alunos-monitores? Sob a linha de pesquisa em Educação, Desenvolvimento e Tecnologias, a investigação tem como objetivo construir uma cartografia dos processos cognitivos de alunos, os quais emergem de suas experiências de programação. Esses alunos estavam participando de oficinas de Scratch, cujo objetivo era a produção de Objetos de Aprendizagem (OA) por meio desse ambiente de programação, para sua utilização por alunos de anos iniciais de escolas públicas. Os conceitos-ferramenta que operam nessa Tese, sustentados em Maturana, Varela e Kastrup, são acoplamentos estruturais tecnológicos, enação/invenção, recognição e breakdowns. De abordagem qualitativa de cunho descritivo, baseada em estudo de caso e inspirada no método cartográfico de pesquisa-intervenção, a investigação possibilitou a constituição de pistas acerca dos processos cognitivos emergentes das experiências de programação dos sujeitos. De modo geral, vislumbrou-se que essas experiências foram, predominantemente, recognitivas. Embora se tenham identificado algumas brechas inventivas, percebeu-se que elas não eram cultivadas, de tal modo que pudessem se tornar mais significativas e desencadear novos processos inventivos. Nesse sentido, compreendeu-se que são necessárias intervenções que promovam processos recorrentes de problematização, a fim de provocar “rachaduras” na cognição dos sujeitos, levando-os à invenção de si, do conhecimento e do mundo.